one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Denúncia levou a Capitania do Portos a iniciar investigação sobre a situação de dezenas de navios abandonados na Baía de Guanabara

Imagem:

Compartilhar:

Brasil envia observadores à Argentina para acompanhar exercício militar com o Chile

Criado em 12/11/12 09h50 e atualizado em 12/11/12 10h33
Por Renata Giraldi Edição:Juliana Andrade Fonte:Agência Brasil

Capitania dos Portos vai investigar navios abandonados na Baía de Guanabara
Dois navios e oito helicópteros ficam à disposição das organizações militares nos dois países. (Marcello Casal Jr/ABr)

Brasília – Até o último fim de semana, três oficiais do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas estavam na Baía Blanca, a 700 quilômetros de Buenos Aires, capital da Argentina. Eles foram enviados para observar o exercício da brigada Cruz Del Sur. De acordo o Departamento de Logística Operacional do Ministério da Defesa, durante as ações militares são simuladas situações que podem ocorrer em missões de paz.

A brigada é formada por mil militares da Argentina e do Chile, que integram a força de paz estabelecida por um acordo definido pela Organização das Nações Unidas (ONU). Dois navios e oito helicópteros ficam à disposição das organizações militares nos dois países. A Cruz Del Sur só entra em ação se houver ordem da ONU.

Um dos principais pontos de interesse dos observadores brasileiros é verificar como argentinos e chilenos trabalham seguindo os padrões das Nações Unidas. Foi o primeiro exercício com participação de tropas desde que a força de paz foi constituída.

Segundo o Ministério da Defesa, o convite para os militares do Brasil enviarem observadores é interpretado como o primeiro passo para estabelecer o ingresso do país como membro da força de paz. A decisão final é definida pela presidenta Dilma Rousseff e pelo ministro da Defesa, Celso Amorim.

Em 2003, surgiu a proposta de criar uma força de paz com o objetivo de estreitar as relações entre a Argentina e o Chile, que no passado viveram situações de conflito. Em 2006, foi firmado o acordo para instaurar a Força de Manutenção de Paz Combinada.

Edição: Juliana Andrade

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário