one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Ao pegar dinheiro no banco, cliente deve ler o contrato antes de assinar

Imagem:

Compartilhar:

Depois de pico em outubro, Mantega projeta queda da inflação nos próximos meses

Criado em 07/11/12 19h06 e atualizado em 07/11/12 19h42
Por Luciene Cruz e Wellton Máximo Edição:Carolina Pimentel Fonte:Agência Brasil

Depósito na caderneta de poupança antiga é o que mais rende hoje
Depois de atingir 0,97% em setembro, o Índice Geral de Preços de Mercado (IGP-M), índice da Fundação Getulio Vargas influenciado pelos preços no atacado, caiu para 0,02% em outubro (Foto:Rodrigo_Amorim)

Brasília – Depois de atingir o pico em outubro, a inflação deverá voltar a cair nos próximos meses, disse hoje (7) o ministro da Fazenda, Guido Mantega. Segundo ele, os índices de preços de atacado divulgados recentemente indicam que os fatores que pressionavam a inflação nos últimos meses estão retrocedendo.

Depois de atingir 0,97% em setembro, o Índice Geral de Preços de Mercado (IGP-M), índice da Fundação Getulio Vargas influenciado pelos preços no atacado, caiu para 0,02% em outubro. O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), índice oficial de inflação que mede apenas os preços para os consumidores, somou 0,59% no mês passado. Na avaliação do ministro, a queda observada no atacado deverá chegar ao varejo a partir deste mês e fazer o IPCA recuar daqui para a frente.

“Os produtos agropecuários estão caindo no atacado. Demora um ou dois meses para chegar no consumo. O IPC-S [Índice de Preços ao Consumidor Semanal], que é um índice semanal de inflação, já está caindo há duas semanas consecutivas. Já atingimos um pico de inflação. Temos um prenúncio de que a inflação vai retornar para um patamar mais baixo porque os índices de atacado estão dizendo isso”, disse Mantega ao explicar a proposta de acabar com a guerra fiscal entre os estados.

O resultado do IPCA de novembro só será divulgado na primeira semana de dezembro. Enquanto o índice não sai, a trajetória da inflação ao longo de 2012 é conflitante. De janeiro a outubro, o IPCA acumula alta de 4,38%, menos que os 5,43% verificados no mesmo período do ano anterior. Em 12 meses, no entanto, o índice está em 5,45%, acima dos 5,28% observados nos 12 meses imediatamente anteriores.

Em relação à proposta de distribuição dos royalties do petróleo, aprovada ontem (6) pela Câmara dos Deputados, o ministro confirmou que o formato do texto desagrada ao governo. Segundo ele, o governo ainda está analisando as providências a serem tomadas. “A Câmara estava com outra proposta, outro projeto. De repente, foi aprovado o projeto do Senado. Não temos simpatia por essa modalidade. O que vamos fazer, o governo ainda não decidiu”, ressaltou Mantega.
 

Edição: Carolina Pimentel

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário