one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama

Imagem:

Compartilhar:

Desemprego e crise imobiliária são desafios de Obama em seu segundo mandato

Criado em 08/11/12 07h01 e atualizado em 08/11/12 09h56
Por Da BBC Brasil

Barack Obama
Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama (UN Photo/Marco Castro)

Brasília - Reeleito para o segundo mandato, o presidente norte-americano Barack Obama tem importantes questões à espera de solução. De acordo com analistas políticos, os problemas não são novos e estão na agenda - pelo menos cinco temas são considerados prioritários. O que predomina entre as preocupações é a questão econômica e seus desdobramentos, como o desemprego e a crise imobiliária.

O primeiro item da pauta de desafios de Obama é o enfrentamento da crise econômica. O desemprego caiu, mas permanece elevado, em 7,9%, e a geração de emprego ainda é lenta para absorver os milhões de americanos desempregados ou com subempregos. O crescimento econômico também é lento – 2% no terceiro trimestre.

Há dificuldade de combater os efeitos da crise econômica internacional, pois persistem as limitações no mercado imobiliário, as incertezas sobre a política fiscal do governo em curto prazo e as preocupações com a divisão política em Washington.

Os norte-americanos, porém, tiveram notícias positivas nas últimas semanas –o emprego cresceu, ainda que de maneira modesta, e há uma retomada do Produto Interno Bruto (PIB), mesmo que lenta, sinais de que o mercado imobiliário indica recuperação e a retomada da confiança.

A partir de 1º de janeiro, haverá aumento de impostos e cortes nos gastos do governo que irão afetar praticamente todos os norte-americanos e podem devastar a já fraca economia – a não ser que o Congresso tome alguma medida. Economistas dizem que a combinação de cortes de gastos e aumento de impostos pode levar a economia interna de volta à recessão.

Há ainda a expectativa de que um acordo tire os Estados Unidos do abismo fiscal e aborde o déficit, que neste ano chegou a US$ 1,1 trilhão. Para isso, Obama e o Parlamento terão de lidar com programas sociais em rápida expansão, o orçamento da defesa de US$ 651 bilhões e a estrutura de Imposto de Renda.

Também está em discussão a tensa relação com o Irã e o Oriente Médio. Um dos desafios de Obama é reduzir a presença dos Estados Unidos no Afeganistão, garantir a estabilidade do Iraque, promover a resolução do conflito entre Israel e os palestinos, lutar contra o terrorismo, garantir acesso livre à energia e impedir a proliferação nuclear.

Sob o regime do líder religioso Aiatolá Ali Khamenei, o governo iraniano definiu seus interesses nacionais em oposição aos Estados Unidos. Outro fator que Obama deve considerar é a ameaça de um ataque militar de Israel contra a infraestrutura nuclear do Irã – e a promessa iraniana de retaliar. A chave para Obama será lidar com as ambições nucleares do Irã sem recorrer à força militar.

Líderes políticos comentam vitória de Obama, confira na matéria do Repórter Brasil:

Creative Commons - CC BY 3.0 -

A reforma da saúde foi o grande desafio enfrentando por Obama em seu primeiro mandato. O Medicare, o programa de saúde do governo para norte-americanos com mais de 65 anos e deficientes está ameaçado. Com quase meio século, o programa é considerado uma das conquistas dos democratas, mas sofre com pressões: o crescente aumento dos custos de um sistema de saúde ineficaz e a iminente aposentadoria da geração do baby-boom (número elevado de bebês que nasceram no mesmo período).

O programa de seguro de internação do Medicare deve ficar sem dinheiro em 2024. O programa de consultas médicas e medicamentos com receita deverá crescer de 2% do Produto Interno Bruto (PIB) no ano passado para 3,4% do PIB em 2035.

Por fim, Obama tem, mais uma vez, um Congresso dividido, a mesma situação vivida nos últimos quatro anos, em que teve dificuldade para aprovar qualquer legislação mais polêmica. A maioria dos analistas prevê que o Congresso continuará dividido, com os republicanos tendo o controle da Câmara dos Representantes e os democratas mantendo pequena margem de vantagem no Senado.
 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário