one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Coração

Imagem:

Compartilhar:

Exposição em SP alerta sobre hábitos saudáveis para a saúde do coração

Criado em 03/11/12 12h21 e atualizado em 03/11/12 13h05
Por Elaine Patricia Cruz Edição:Beto Coura Fonte:Agência Brasil

São Paulo – Escutar as batidas de um coração – em formato gigante – e saber o quanto ele pode bater quando você estiver comemorando o gol de seu time preferido ou quando você terminar uma prova da tradicional Corrida de São Silvestre. Ou saber quantas vezes, aproximadamente, seu coração bateu desde o dia em que você nasceu. Estas são algumas das atividades interativas que fazem parte da exposição Vias do Coração, aberta na última quinta-feira (1º) na Estação Ciência, ao lado da estação Lapa, em São Paulo.

A mostra foi criada em 2008 e já recebeu a visita de mais de 45 mil pessoas. Ela é parte do Programa Ciência Móvel - Vida e Saúde para Todos, museu de ciências itinerante da Fundação Oswaldo Cruz.

A exposição, que passou por outras cidades antes de chegar à Estação Ciência, tem início no próprio coração – que na mostra tem cerca de 2,5 metros de altura. “Esse coração é a nossa estrela. Temos dez estações, que são evolutivas. A mostra começa com o coração. Logo de cara, você é apresentado ao principal artista do nosso corpo, mostrando sua estrutura e também estabelecendo um paralelo com o nosso dia a dia”, explicou Cristina Moscardi, coordenadora executiva da mostra.

Ao lado do coração, há um painel que informa sobre a sua estrutura e funcionamento. Há também botões que podem ser apertados pelos visitantes e que vão lhe mostrar quantas vezes o coração bate em diversas situações: quando se está dormindo, quando se está assistindo à final de um campeonato de futebol, quando se leva um susto ou se recebe uma grande notícia e quando se termina uma Corrida da São Silvestre. “A exposição tem esse propósito de fazer uma troca com as pessoas, de fazer com que elas participem. O visitante se informa e também aprende como deve agir para começar a tratar melhor seu coração”, falou Cristina.

Após o coração, o visitante vai a outros espaços, onde poderá aprender sobre o funcionamento do sistema circulatório e conhecer os principais elementos constituintes do sangue. Vai aprender a prevenir doenças cardiovasculares como a hipertensão e conhecer o que é o diabetes. Na Estação Diabetes, há um modelo interativo mostrando o impacto do diabetes no corpo humano e um prato gigante, criado pelo escultor Gil Verx, com o objetivo de orientar os visitantes a compor refeições saudáveis e equilibradas.

No dia de abertura, grupos de estudantes visitaram a exposição. Maria Vitória Campos, 11 anos, do Colégio Bem me Quer Positivo, de Tatuí (SP), foi pela primeira vez. “Achei bem legal. Pretendo vir várias vezes aqui”, disse ela. Rodrigo Medeiros Mazzochi, outro aluno de 11 anos e integrante da mesma excursão do colégio, gostou da exposição. “Gostei de ver quantas vezes o coração bateu”, disse ele.

A exposição Vias do Coração é uma parceria entre o Museu da Vida/Casa de Oswaldo Cruz/Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a Sanofi (empresa do ramo farmacêutico). Estará aberta até 31 de março do ano que vem. Mais informações podem ser encontradas em http://www.eciencia.usp.br.

 

Edição Beto Coura

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário