one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Feira de agricultura familiar mostra diversidade da produção de alimentos no Brasil

Criado em 21/11/12 20h51 e atualizado em 21/11/12 21h11
Por Akemi Nitahara Edição:Aécio Amado Fonte:Agência Brasil

Rio de Janeiro – Responsável por 70% dos alimentos consumidos do país, com 4,3 milhões de famílias agricultoras (dados do Ministério do Desenvolvimento Agrário), a diversidade da agricultura familiar está sendo mostrada , a partir de hoje (21), na 8ª Feira Nacional da Agricultura Familiar e Reforma Agrária -Brasil Rural Contemporâneo, na Marina da Glória, na capital fluminense.

A feira, que vai até domingo (25), reúne 650 empreendimentos de todo o país, que trouxeram 550 toneladas de produtos de todos os biomas. Eles estão expostos em uma área de 40 mil metros quadrados. O ministro de Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, disse que os expositores representam um total de 400 mil agricultores associados.

“Isso significa que nós temos aproximadamente 10% do universo da agricultura familiar brasileira aqui representada, responsável por um terço do valor bruto da produção agropecuária brasileira”, disse. Ainda segundo o ministro, “74% da mão de obra ocupada no meio rural brasileiro é ocupado pela agricultura familiar, são mais de 12 milhões de pessoas que tem o seu trabalho vinculado à agricultura familiar”.

Também presente à cerimônia de abertura, a ministra de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, revelou que antes mesmo de ser ministra sempre frequentou, como consumidora, as edições anteriores da feira. Ela destacou a importância do evento para mostrar a diversidade produtiva do país.

“O Brasil Rural Contemporâneo tem cumprido um papel muito importante ao longo dessas oito edições, que é o de tirar aquela ideia de que o rural é um rural atrasado, e trazer para visibilidade das grandes cidades esse Brasil rural dinâmico, moderno, competitivo e, ao mesmo tempo, solidário e criativo”, disse.

Entre os produtos expostos estão alimentos orgânicos, artesanato, moda e gastronomia regional, com destaque para as cachaças e os queijos de todo o Brasil, que ganharam espaços especiais na feira. Também foi reservado uma área para as organizações de mulheres e de povos e comunidades tradicionais. A feira Brasil Rural Contemporâneo conta, ainda, com rodada de negócios promovido pelo Sebrae e uma vasta programação cultural. As atrações podem ser conferidas no site http://www.mda.gov.br/feira/.

O Prêmio Empresa Parceira do Plano Brasil sem Miséria e a campanha Brasil Orgânico Sustentável, que pretende fazer da Copa do Mundo de 2014 - a primeira a servir produtos orgânicos para os atletas e comissões técnicas -, também foram lançados durante a cerimônia de abertura .

A primeira edição da feira ocorreu em 2004, em Brasília, sendo repetida na capital federal até 2007. Em 2008 e 2009 o evento veio para o Rio de Janeiro e voltou para Brasília em 2010, ano em que também houve uma versão reduzida em Porto Alegre. No ano passado a feira não foi feita.

 

Edição: Aécio Amado

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário