one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Visita virtual ao Museu da República

Imagem:

Compartilhar:

Fórum nacional em Petrópolis discute diretrizes da Política Nacional de Museus

Criado em 19/11/12 18h07 e atualizado em 07/07/16 14h20
Por Agência Brasil Edição:Fábio Massalli

Visita virtual ao Museu da República
Museu da República

Rio de Janeiro – Pesquisadores, estudantes, profissionais e gestores ligados à área de museus e memória reúnem-se de hoje (19) até sexta-feira (23) no município de Petrópolis, na região serrana fluminense, para o 5º Fórum Nacional de Museus (FNM), no Sesc Quitandinha. A iniciativa tem como objetivo discutir as conquistas e desafios do setor.

O FNM é o maior evento da museologia brasileira, realizado com periodicidade bienal. Nesta edição, estarão reunidas mais de 1.200 pessoas de todo o país para delinear as diretrizes da Política Nacional de Museus (PNM), estimulando a criação de redes de informação entre os profissionais do seor, para consolidar as bases para a implantação de um modelo de gestão integrada dos museus brasileiros.

Segundo o presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), José do Nascimento Junior, o setor enfrenta atualmente inúmeros desafios. Um deles é em relação à modernização constante dos museus, por meio de um diálogo com o futuro. “Agora temos a questão da Copa e Olimpíadas, que nos traz o desafio da qualificação para receber bem esses visitantes e mesmo os nossos cidadãos”, explicou Nascimento. 

Para o presidente, a museologia tenta “criar uma relação mais próxima com a população, buscando um museu que dialogue com a modernidade, a contemporaneidade e com os assuntos que a sociedade debate. Este é um evento de ampla abrangência, que dá conta de mostrar exatamente a dinâmica de trabalho hoje existente na museologia brasileira”. 

A iniciativa é promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), vinculado ao Ministério da Cultura (MinC) e pela Associação Brasileira de Museologia (ABM). O tema desta edição é 40 anos de Mesa Redonda de Santiago do Chile: entre o Idealismo e Contemporaneidade, realizada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) em 1972, e considerada um marco no campo da museologia.

A programação do fórum inclui minicursos, palestras, conferências, comunicações coordenadas, reuniões temáticas e visitas a museus. O fórum promoverá ainda o encontro de representantes dos Pontos de Memória, programa apoiado pelo Ibram para fortalecer a memória social das comunidades. Fazem parte da programação paralela do evento lançamentos de livros, exposições e apresentações musicais.  

Edição: Fábio Massalli

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário