one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Legislação permite que mulheres escolham pelo parto domiciliar

Imagem:

Compartilhar:

Idec contesta cobrança de honorário para médico acompanhar parto

Criado em 13/11/12 20h05 e atualizado em 13/11/12 20h32
Por Aline Leal Edição:Carolina Pimentel Fonte:Agência Brasil

Imagem - Legislação permite que mulheres escolham pelo parto domiciliar
A orientação do Idec é que as mulheres peçam ressarcimento do valor pago a mais ao plano de saúde (Mikel Seijas Alonso - CC)

Brasília - O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec)  contesta a cobrança de honorários para os médicos acompanharem o parto de suas pacientes. Segundo a advogada do Idec, Joana Cruz, as seguradas dos planos de saúde têm direito à cobertura de todo o procedimento, que vai do pré-natal ao parto, sem pagamento de adicional. Um parecer do Conselho Federal de Medicina (CFM) autorizou os obstetras a cobrarem valor específico diretamente das pacientes conveniadas a planos de saúde que queiram o acompanhamento do profissional, que fez o pré-natal, no dia do parto.

De acordo com o CFM, os médicos conveniados aos planos recebem somente pelas consultas e pelo procedimento do parto, e não pelo acompanhamento do parto, que no caso de um parto normal pode durar até dez horas ininterruptas, e nem que seja feito pelo mesmo profissional que acompanhou a gestante no pré-natal.

No entendimento do Idec, não pode se cobrar taxa extra das gestantes. A advogada explica que a expectativa da paciente é fazer o parto com o médico que acompanha a gravidez desde o início. “A prática e a expectativa é que o médico, que faz o pré-natal, faça também o parto. E se a paciente for pagar um extra por uma cobertura que está contratada, isso se torna uma variação de preço que não está no contrato e representa uma obrigação extremamente onerosa.”

O conselho argumenta que não se trata de dupla cobrança, "pois o médico receberá apenas da paciente" e que o pagamento do valor é opcional. "A gestante que preferir não contar com este tipo de acompanhamento terá seu parto realizado por obstetra plantonista em maternidade credenciada ou referenciada pela operadora sem o pagamento de qualquer valor extra.”

No entanto, Joana Cruz aconselha a paciente que pagar o valor buscar o ressarcimento com o plano de saúde. “Se a gestante pagar, ela primeiro tem que procurar o plano [para o ressarcimento]. Caso não consiga, deve procurar o Procon ou o Poder judiciário.” O CFM recomenda o ressarcimento.

O parecer foi solicitado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que agora analisa o documento.

Edição: Carolina Pimentel

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário