one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Taxa registrada na segunda prévia do mês do IGP-M, índice usado no reajustes de aluguel, foi de 0,15%

Imagem:

Compartilhar:

Índice usado para corrigir o valor do aluguel fecha novembro em queda

Criado em 29/11/12 09h37 e atualizado em 29/11/12 10h10
Por Marli Moreira Edição:Lílian Beraldo Fonte:Agência Brasil

Imóvel para aluguel
Taxa registrada na segunda prévia do mês do IGP-M, índice usado no reajustes de aluguel, foi de 0,15% (Pedro Belleza/Creative Commons)

São Paulo - O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), medido pelo Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação Getulio Vargas (FGV), encerrou novembro com deflação (-0,03%) e bem abaixo da variação registrada em igual mês do ano passado (0,5%). No acumulado dos últimos 12 meses, a taxa ficou em 6,96%, indicando um decréscimo em comparação ao resultado de outubro (7,52%).

Essa taxa referente ao período de um ano é a utilizada como base de cálculo para corrigir o valor do aluguel nas renovações dos contratos de locação. No acumulado do ano, o IGP-M apresentou alta de 7,09%, ligeiramente abaixo do registrado em outubro último (7,12%).

Os analistas econômicos ouvidos pelo Banco Central (BC), para a elaboração do boletim Focus, reduziram a previsão do IGP-M para o encerramento do ano de 7,57% para 7,55%, segundo a projeção mais recente, publicada, no último dia 26.

A variação do índice em novembro foi influenciada, principalmente, pelos preços no atacado de alimentos processados que passaram de uma alta de 0,74% para -0,79%. O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA) apresentou recuo de 0,19% ante uma variação em queda de 0,2%. Caíram também algumas cotações no segmento commodities como café (de 1,14% para -4,68%); arroz em casca (de 9,87% para 0,9%) e mandioca (de 16,94% para 5,98%).

Em sentido oposto, o movimento foi de recuperação de preços da soja em grão (de -6,5% para -3,5%); milho em grão (de -3,87% para 4,11%) e minério de ferro (de -5,91% para -3,46%).

Componente da taxa, o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) caiu para 0,33% ante 0,58% em novembro. O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) registrou leve queda e ficou em 0,23% - um pouco abaixo da anterior (0,24%).

 

 

Edição: Lílian Beraldo

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário