one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Ministra da Cultura Marta Suplicy

Imagem:

Compartilhar:

Ministra quer fazer coprodução com Portugal sobre ida de Dom João VI para o Brasil

Criado em 19/11/12 14h48 e atualizado em 07/07/16 14h30
Por Gilberto Costa Edição:Denise Griesinger Fonte:Agência Brasil

Lisboa – A ministra da Cultura, Marta Suplicy, quer que Brasil e Portugal façam um filme épico sobre a ida da família real para o Brasil em 1810. “Se Dom João não tivesse ido pra lá, quanto tempo ia levar para a gente deixar de ser colônia?”, pergunta.

A ideia da coprodução surgiu durante viagem da ministra a Portugal, para inaugurar o centro cultural Espaço Brasil, como parte da programação do Ano do Brasil em Portugal.

“É uma ideia formidável, uma ideia magnífica”, afirmou Miguel Horta e Costa, comissário do Ano de Portugal no Brasil, realizado simultaneamente ao Ano do Brasil em Portugal, e que ouviu a ministra propor a ideia do filme na última sexta-feira (16).

Portugal enfrenta grave crise econômica, o que levou o governo a fazer cortes orçamentários em diversas áreas, inclusive a cultural. De acordo com Miguel Horta e Costa, apesar das restrições, é possível haver condições de cofinanciamento, porque já estava prevista a produção de três filmes durante o Ano de Portugal no Brasil.

Horta e Costa acompanhou hoje pela manhã a audiência de Marta Suplicy com o primeiro-ministro português Pedro Passos Coelho. Durante o encontro, eles discutiram economia criativa, incentivo fiscal e financiamento da cultura.

A ministra avalia que o Brasil deve aproveitar o momento econômico de Portugal para se aproximar. “Deveríamos nos colocar numa posição facilitadora para os investimentos necessários aqui em Portugal e vice-versa”, disse a ministra defendendo a vocação brasileira para parceiria preferencial com os portugueses.

Edição: Denise Griesinger

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário