one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


SBPC discute a partir deste domingo como enfrentar a pobreza

Imagem:

Compartilhar:

Ministros de desenvolvimento do Mercosul discutem erradicação da pobreza

Criado em 30/11/12 11h16 e atualizado em 30/11/12 11h30
Por Thais Leitão* Edição:Denise Griesinger Fonte:Repórter da Agência Brasil

Imagem - SBPC discute a partir deste domingo como enfrentar a pobreza
Troca de experiências entre os integrantes do bloco é fundamental para o fortalecimento econômico e social da região. (Vladimir Platonow/ Arquivo ABr)

Brasília - Representantes dos ministérios de Desenvolvimento Social de países do Mercosul estão reunidos hoje (30) em Brasília para discutir a convergência de políticas de erradicação da pobreza extrema, segurança alimentar, economia solidária e inclusão produtiva na região.

De acordo com o secretário de Avaliação e Gestão da Informação do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Paulo Januzzi, a troca de experiências entre os integrantes do bloco é fundamental para o fortalecimento econômico e social da região.

“É importante que esses países dialoguem a estruturação de políticas sociais convergentes, focadas nesses temas. O Brasil tem um conjunto amplo de políticas sociais, não só na área de desenvolvimento social – como as ações do Programa Bolsa Família e o fomento aos pequenos agricultores familiares, mas ainda de educação e saúde”, disse, antes de participar do encontro técnico, fechado à imprensa.

Para Januzzi, a experiência brasileira serve como referência aos demais países, mas também é “importante para o Brasil conhecer o que as nações vizinhas estão fazendo, porque as inovações muitas vezes acontecem em outros contextos”.

Ele informou que as autoridades vão discutir, ainda durante a reunião de hoje, a criação do Prêmio Mercosul Social, que vai reconhecer boas práticas de erradicação da pobreza e combate à fome nos estados e municípios do países que integram o bloco.

O edital com informações completas, incluindo o período de inscrição, será anunciado pela presidência Pro Tempore brasileira, durante a Cúpula Social do Mercosul, entre os dias 4 e 6 de dezembro, em Brasília.

O Mercosul foi criado em 1991, com a formalização do Tratado de Assunção, unindo Argentina, Brasil, Uruguai e Paraguai, que está suspenso do bloco até abril de 2013 por decisão unânime dos líderes políticos da região. Em 31 de julho deste ano, a Venezuela foi incorporada ao grupo.

O bloco, incluindo a Venezuela, reúne 270 milhões de habitantes, o equivalente a 70% da população da América do Sul. O Produto Interno Bruto (PIB) do Mercosul é de US$ 3,3 trilhões, aproximadamente 83,2% do PIB sul-americano.

*Colaborou Renata Giraldi
 Edição: Denise Griesinger

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário