one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Assunção - O ex-presidente do Paraguai Fernando Lugo reitera que foi alvo de um golpe de Estado e faz um apelo para que os paraguaios reajam com manifestações pacíficas

Imagem:

Compartilhar:

Patriota confirma que Paraguai é tema de discussões da Cúpula da Unasul

Criado em 26/11/12 17h03 e atualizado em 26/11/12 17h39
Por Renata Giraldi Edição:Fábio Massalli Fonte:Agência Brasil

Ex-presidente do Paraguai, Fernando Lugo, fala à imprensa
A suspensão do Paraguai pelos líderes da Unasul ocorreu por discordância da forma como foi conduzido o impeachment do então presidente Fernando Lugo (Marcello Casal Jr/ABr)

Brasília – O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, confirmou hoje (26) que a suspensão do Paraguai é um dos temas da Cúpula da União de Nações Sul-Americanas (Unasul), em Lima, no Peru, no próximo dia 30. Sem indicar se a suspensão será revogada, o chanceler disse que os presidentes sul-americanos avaliarão o relatório elaborado pelo grupo de alto nível sobre o funcionamento e o respeito das instituições democráticas no Paraguai.

“O que os documentos dizem é que a plena vigência da democracia é um ingrediente fundamental para o processo de integração. O que os chefes de Estado vão determinar é sobre a plena vigência da democracia”, disse Patriota, após reunião com o chanceler da Polônia, Radosław Sikorski, no Itamaraty.

Saiba mais

Presidentes sul-americanos debaterão fim da suspensão do Paraguai da Unasul

O que aconteceu em Curuguaty?

Paraguai está otimista sobre fim da suspensão do país da Unasul

Pela decisão tomada em junho, os presidentes da Unasul estabeleceram a suspensão do Paraguai por discordarem da forma como foi conduzido o processo de impeachment do então presidente Fernando Lugo, em 22 de junho. Para os líderes sul-americanos, houve o rompimento da ordem democrática. Inicialmente, a suspensão acaba após as eleições presidenciais paraguaias, em abril de 2013.

“A eleição é uma forma [de estabelecer a democracia]. Esperamos que o processo eleitoral paraguaio transcorra da maneira mais democrática e transparente e pavimente a reincorporação do Paraguai na Unasul”, disse Patriota.

Na semana passada, o presidente do Grupo de Alto Nível da Unasul, Salomon Lerner, esteve em Assunção para analisar a situação política do país. Lerner conversou com autoridades do Executivo, do Judiciário e do Legislativo. O chanceler do Paraguai, José Félix Fernández Estigarribia,  disse estar otimista sobre a possibilidade de revogação da suspensão do Paraguai tanto da Unasul como do Mercosul.

"Os comentários [de Lerner] me pareceram positivos. Como todos sabem, nós mostramos os fatos e esperamos que as deliberações, definidas na Cúpula, levem ao fim das sanções ao Paraguai", disse o chanceler.

Patriota acrescentou que deve ser enviada uma missão de observadores da Unasul para o acompanhamento das eleições presidenciais no Paraguai, em 21 de abril de 2013.

Edição: Fábio Massalli

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário