one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Crianças devem cantar o Hino Nacional nas escolas.

Imagem:

Compartilhar:

Pela legislação, alunos devem aprender sobre os símbolos nacionais

Criado em 19/11/12 07h35 e atualizado em 07/07/16 14h20
Por Renata Giraldi Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil

Crianças cantam Hino Nacional
Crianças devem cantar o Hino Nacional nas escolas. (Fotos Gov/Ba / Creative Commons)

Brasília – Pela legislação, as escolas públicas e particulares de todo o país devem ensinar o desenho e o significado da Bandeira Nacional, assim como o canto e a interpretação da letra do Hino Nacional. Em um colégio público de Brasília apontado como modelo, o Centro de Ensino Fundamental 5, na SQS 408, os estudantes dão aula de conhecimento e patriotismo quando perguntados sobre as formas e significados dos símbolos nacionais.

Os alunos do colégio têm a chamada hora cívica, que ocorre nos momentos de celebração de datas históricas do país. Porém, nas aulas diárias os símbolos nacionais também estão presentes, segundo a coordenação do colégio.

 

Leia também:

Do sonho dos positivistas nasceu a Bandeira Nacional

No Dia da Bandeira, historiadores defendem maior discussão dos símbolos nacionais

 

O estudante Ricardo Dias, de 12 anos, do 7º ano, disse que gosta da hora cívica porque faz parte do aprendizado da cultura brasileira. O colega de classe Felipe Correia, também de 12 anos, concordou com o amigo. “Acho muito importante para o estudante saber o que é ensinado na hora cívica. É importante para o país que forma novos cidadãos que eles sejam respeitosos com a pátria.”

A aluna Camila Oliveira de Carvalho, 11 anos, do 6º ano, detalhou o significado das cores e das estrelas da Bandeira Nacional.  “Acho super legal [participar da cerimônia da Bandeira Nacional] porque a gente pode representar o próprio país em nossa  escola”, disse ela. Kelly Cristina, de 12 anos, do 7º anos, também demonstrou respeito aos símbolos nacionais. “Eu acho importante porque representa respeito à bandeira, respeito à pátria.”

Maria Luísa Saraiva dos Santos, de 11 anos, também do 6º ano, lembrou que o branco no qual está a inscrição Ordem e Progresso representa a paz defendida pelo Brasil. “Acho muito importante para a gente saber o que isso significa. É a nossa bandeira”, acrescentou ela, cantando um trecho do Hino da Bandeira.

Para Graziele Gonçalves, de 13 anos, também do 6º ano, é importante conhecer não só a letra do Hino Nacional, mas também do Hino da Bandeira. Segundo ela, isso influencia no que se aprende sobre o Brasil. “Influencia e nós aprendemos mais. Na hora cívica, eu aprendo a cantar o Hino Nacional se os significado dos símblos”, disse.

*Colaborou a equipe da Agência Brasil

Edição: Graça Adjuto
 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário