one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Prêmio Abdias Nascimento

Imagem:

Compartilhar:

Reportagem da TV Brasil vence o Prêmio Abdias Nascimento

Criado em 13/11/12 18h43 e atualizado em 13/11/12 19h56
Por Paulo Virgilio Edição:Aécio Amado Fonte:Agência Brasil

EBC ganha prêmio Abdias Nascimento na categoria Tv
Prêmio Abdias Nascimento (Foto: Repórter Brasil)

Rio de Janeiro - O programa Caminhos da Reportagem, da TV Brasil, foi o vencedor na categoria televisão da edição 2012 do Prêmio Abdias Nascimento, que premia coberturas jornalísticas de temas relacionados à população negra do país. O Negro no Brasil, Brilho e Invisibilidade, a reportagem de Luciana Barreto e equipe, contemplada com o prêmio no valor de R$ 5 mil, mostrou como é preciso superar as desigualdades de renda e de acesso à educação que mantêm a maior parte da população negra na pobreza e que a tornam vítima da violência e do preconceito.

Creative Commons - CC BY 3.0 -

A cerimônia de entrega dos prêmios ocorreu na noite de ontem (12) no Teatro Oi Casa Grande, no Leblon, zona sul do Rio de Janeiro. Receberam o Abdias Nascimento oito trabalhos, de vários estados, nas categorias categorias mídia impressa, televisão, rádio, internet, mídia alternativa ou comunitária, fotografia, prêmio especial de gênero e menção honrosa.

“A ideia era fazer um programa a partir dos indicadores do IBGE [Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística] sobre o negro”, disse Luciana Barreto. “Ao compilar os dados, percebemos que a realidade era muito dura para a população negra. Chegamos à conclusão que seria preciso humanizar, porque senão seria um programa de fazer as pessoas chorarem em casa”, explicou a apresentadora do programa, que tem na produção Vivian Carneiro. A solução encontrada pela equipe foi a de contrapor casos de sucesso à triste realidade social em que ainda vive o negro no Brasil.

O Negro no Brasil – Brilho e Invisibilidade

Outro episódio do programa Caminhos da Reportagem da TV Brasil ficou entre os indicados na categoria televisão. Quilombos – Luta e Resistência, com reportagem de Big Richard, visitou comunidades rurais e urbanas da Bahia, do Maranhão e Rio Grande do Sul, para apresentar o resultado do isolamento geográfico e cultural dessas populações.

Ao todo, foram quatro as indicações recebidas pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC) para a fase final do prêmio. Na categoria rádio, o especial 2011 Ano Internacional dos Povos Afrodescendentes, da Rádio Nacional do Rio de Janeiro, contou a história da escravidão a partir da chegada dos africanos à cidade. Já a Radioagência Nacional concorreu na categoria internet com o especial Discriminação do Negro no Mercado de Trabalho, do repórter Eduardo Mamcasz, da Rádio Nacional da Amazônia.

Na mídia impressa, a reportagem vencedora foi Desigualdade em Trabalhos Iguais, de Antonio Gois e Alessandra Duarte, do jornal O Globo. Nestor Tipa Junior, da Rádio Gaúcha, de Porto Alegre (RS) venceu na categoria rádio, com a reportagem Quilombos Urbanos. O trabalho premiado na categoria internet foi UNB já Formou Mais de 1 mil Universitários pelas Cotas, de Priscila Borges, do portal IG-DF.

A série Negros no Ceará: Redenção?, da Agência Adital (CE) venceu o troféu da categoria mídia alternativa ou comunitária, enquanto o de fotografia ficou para Nilton Fukuda, pelo trabalho Excluídos pelo Crack, veiculado no jornal O Estado de S. Paulo. O prêmio especial de gênero foi concedido à matéria Negra É Minha Cor, de Ed Wanderley, do Diário de Pernambuco. Os jornalistas Miriam Leitão e Cláudio Renato, da Globo News, receberam menção honrosa pela reportagem A Arqueologia da Escravidão – Cemitério dos Pretos Novos e Cais do Valongo.

Criado em homenagem ao ativista histórico dos direitos  do negro, jornalista, ator e ex-senador Abdias do Nascimento, o prêmio foi lançado em 2011, no mesmo ano em que seu inspirador morreu, aos 97 anos. O Prêmio Abdias Nascimento é uma iniciativa da Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial (Cojira-Rio), do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro.

 

Edição: Aécio Amado

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário