one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Plano de Paz entre governo e as FARC pretende por fim a conflito de 50 anos.

Imagem:

Compartilhar:

Reunião sobre acordo de paz entre governo da Colômbia e Farc é adiada

Criado em 14/11/12 07h32 e atualizado em 14/11/12 09h11
Por Renata Giraldi Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil

Farc
Negociações de paz das Farc e governo colombiano foram adiadas para o dia 19 de novembro (Medea Material)

Brasília – A reunião em Havana, capital de Cuba, entre integrantes das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e o governo do presidente Juan Manuel Santos, marcada para a quinta-feira  (15), foi adiada para o próximo dia 19. O adiamento foi provocado pela inclusão de integrantes da sociedade civil entre os negociadores. O grupo define os últimos detalhes para o acordo de paz.

Autoridades de Cuba, da Venezuela, Noruega e do Chile fazem a mediação nas negociações. Em comunicado conjunto, foi anunciado o adiamento da reunião. No texto, os negociadores informam que vão “prosseguir a reunião técnica para regulamentar os detalhes dos mecanismos da participação social” nas negociações de paz.

Há uma semana, o governo e as Farc intensificaram as articulações para encerrar cerca de meio século de conflitos armados na Colômbia. Integrantes da sociedade civil também participam das discussões. A participação da sociedade civil foi definida apenas nesta última etapa das negociações.

A participação da sociedade civil foi solicitada pelas associações de vítimas, de direitos humanos e de indígenas, além de alguns partidos políticos. O presidente colombiano, no entanto, defende que as negociações envolvam apenas as Farc e o governo, deixando a participação social para uma fase posterior.

O texto do acordo tem como base cinco pontos, definidos em numerosas conversas, que envolvem o desenvolvimento rural, a participação das Farc na vida política, o fim do conflito armado, o combate ao narcotráfico e a garantia de preservação dos direitos das vítimas. Na reunião do dia 19, o primeiro aspecto abordado será a distribuição de terra. Na Colômbia, 1,15% da população têm o controle de 52% das grandes propriedades rurais.

Pelos números do Exército colombiano, há 8.147 guerrilheiros das Farc em ação, além de mais 10.261 pessoas que formam uma espécie de rede de apoio à guerrilha.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa

Edição: Graça Adjuto

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário