one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Destruição provocada pela tempestade tropical Isaac no Haiti, o país mais pobre das Américas, causa preocupação à comunidade internacional

Imagem:

Compartilhar:

Unasul negocia medidas para baratear medicamentos e manter apoio ao Haiti

Criado em 29/11/12 06h09 e atualizado em 29/11/12 10h03
Por Renata Giraldi Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil

Bebê negro, vestindo uma camisa vermelha, olha para o fotógrafo, que o clicou de cima. Ela está no meio de três bacias com água.
Destruição provocada pela tempestade tropical Isaac no Haiti, o país mais pobre das Américas, causa preocupação à comunidade internacional (Marcello Casal Jr/ABr)

Brasília – Negociadores da União de Nações Sul-Americanas (Unasul) tentam fechar um acordo para ampliar o prazo de atividades da secretaria responsável pelo apoio ao Haiti. O prazo de funcionamento do órgão acaba este ano e, para mantê-lo ativo, é necessário fazer um levantamento de recursos e apoio técnico e operacional. 

A secretaria para o Haiti foi criada logo após o terremoto de janeiro de 2010, que matou cerca de 202 mil pessoas, destruiu casas e prédios públicos e deixou famílias morando em abrigos provisórios até os dias de hoje. O presidente do Haiti, Michel Martelly, tem reiterado que o apoio da comunidade internacional é fundamental para a reconstrução do país.

As delegações da Unasul negociam também a possibilidade de criar o Banco Sul-Americano de Medicamentos, na tentativa de baratear os custos para os consumidores da região. Também está em discussão a alternativa de aumentar as parcerias para ampliar a área de monitoramento tecnológico a fim de colaborar com as ações de defesa na região.

Durante as discussões há ainda a ideia de desmembrar um dos conselhos em três – educação, cultura, ciência, tecnologia e inovação, além de criar mais dois - os conselhos Eleitoral, destinado a supervisionar as eleições, e de Segurança Cidadã e Justiça. O Conselho de  Segurança Cidadã e Justiça vai ser responsável, principalmente, pelas ações de combate ao tráfico de drogas, armas e pessoas.

Atualmente os oito conselhos em funcionamento são nas áreas de energia, saúde, defesa, planejamento e infraestrutura, desenvolvimento social, combate às drogas, economia e finanças, educação, cultura, ciência, tecnologia e inovação.

Além dos conselhos que integram a Unasul, também fazem parte órgãos setoriais, como o Instituto Sul-Americano de Governo em Saúde, cuja sede fica no Rio de Janeiro, e o Centro de Estudos Estratégicos de Defesa do grupo, sediado em Buenos Aires, na Argentina.

A Unasul é formada pela Bolívia, a Colômbia, o Equador, Peru, a Argentina, o Brasil, Paraguai, Uruguai, a Venezuela, o Chile, a Guiana e o Suriname. São países observadores o Panamá e o México.

Edição: Graça Adjuto

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário