one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Saúde usará R$ 31 milhões para incentivar denúncias de violência contra mulheres

Imagem:

Compartilhar:

Violência contra a mulher no Brasil e em países da África é tema de debate no Rio

Criado em 21/11/12 19h21 e atualizado em 21/11/12 19h45
Por Paulo Virgilio Edição:Aécio Amado Fonte:Agência Brasil

Imagem - Saúde usará R$ 31 milhões para incentivar denúncias de violência contra mulheres
Lei Maria da Penha é vista com expectativa pelas instituições que combatem a violência contra a mulher na África (Governo da Bahia/Creative Commons)

Rio de Janeiro - Um paralelo entre as estratégias de enfrentamento da violência contra a mulher no Brasil e em dois países africanos de língua portuguesa está sendo apresentado hoje (21), em um debate aberto ao público no espaço cultural do Consulado-Geral de Angola, no centro do Rio. O evento Tradições e Sussurros: A Violência contra a Mulher – Desafios e Conquistas é promovido pela Africa Consulting, organização voltada para o desenvolvimento humano e as relações internacionais com o Continente Africano.

Na opinião da professora Rita de Cássia Barros, diretora da Africa Consulting e coordenadora do debate, as diferenças entre o Brasil e a África no enfrentamento da questão são visíveis. “A primeira diferença que salta aos olhos é que no Brasil já contamos com um instrumento legal como a Lei Maria da Penha, e com delegacias especializadas no atendimento à mulher vítima da violência doméstica. Não encontraremos nenhuma agência específica voltada para isso em Angola e na Guiné-Bissau”, disse.

Para Rita de Cássia, a lei brasileira é vista com expectativa pelas instituições que combatem a violência contra a mulher na África. “Esta é uma esperança de muitas pessoas com quem dialogamos no Continente Africano, porque a legislação é de fato um grande avanço”, ressaltou.

Nos países africanos, a violência contra a mulher ainda é muito influenciada pela tradição cultural, apesar de existirem leis coibindo, por exemplo, a circuncisão feminina. “Na Guiné-Bissau houve um avanço agora, com a recente proibição por lei da mutilação genital, mas é uma legislação que luta contra algo muito forte, que é a tradição. Basta dizer que meninas de seis meses de idade a 15 anos são vítimas dessa prática, que é entendida como tradicional”, disse a professora.

Segundo a coordenadora do evento, leis como a adotada na Guiné-Bissau sinalizam para uma nova atitude no continente, no que diz respeito à violência contra a mulher. “Eu acredito que as sociedades africanas caminhem na direção de uma mudança desse quadro, mas cada uma tem o seu passo”, declarou.

De acordo com a diretora do Africa Consulting, os próprios números referentes à mutilação genital não são confiáveis. “Pouco se fala claramente em números, porque ainda não existe nesses países um movimento tão forte de mulheres contra a violência dessa tradição . Algumas personagens que conseguem uma projeção internacional têm denunciado a circuncisão feminina, que ainda é muito comum no Sudão, no interior de vários países da África Central, além da própria Guiné-Bissau”.

Participam dos debates a diplomata angolana Fátima Moniz, o médico Joaquim Moreira, também de Angola, a enfermeira Aissatú Baldé, da Guiné-Bissau, e a assistente social brasileira Elizabeth Dias Cayres.

 

Edição: Aécio Amado
 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário