one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Vista panorâmica da Companhia Petroquímica Brasileira (Copebrás).,

Imagem:

Compartilhar:

Zonas de exportação vão receber consultoria da Apex-Brasil

Criado em 27/11/12 18h25 e atualizado em 27/11/12 18h52
Por Mariana Branco Edição:Aécio Amado Fonte:Agência Brasil

Brasília - As zonas de processamento de exportação (ZPEs), áreas delimitadas onde empresas exportadoras recebem benefícios administrativos e tributários, receberão consultoria da Agência de Promoção de Exportações no Brasil (Apex-Brasil) em assuntos como estratégia comercial e atração de investimentos.

A parceria foi anunciada hoje (27), durante reunião técnica do Conselho Nacional das ZPEs (CZPE), órgão que é presidido pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Também foram discutidos temas como linhas de financiamento e a implantação de uma ZPE em Rondônia, a partir de dezembro deste ano.

De acordo com Gustavo Sabóia Fontenele, secretário executivo do CZPE, o objetivo da parceria com a Apex-Brasil é ajudar na elevação do nível de competitividade das ZPEs. Segundo ele, a primeira atividade conjunta envolvendo a agência e os administradores das zonas de processamento deve ocorrer em janeiro de 2013. "A Apex-Brasil dará um amparo técnico, logístico", disse.

Sabóia explicou que embora seja permitido todo tipo de atividade para fins de exportação dentro das zonas de processamento, o objetivo é o de agregar valor a matéria-prima. "Hoje, 47% das nossas exportações são de produtos básicos ou in natura. A proposta da ZPE é ser uma alternativa para que [os produtos] sejam industrializados, processados. Em vez de se exportar o grão de soja, exporta-se o óleo, o farelo, o suplemento alimentar", destacou.

Para fazer o processamento de seus produtos na ZPE, é preciso que a empresa interessada tenha pelo menos 80% da receita bruta em vendas formada por exportações. Entre os incentivos administrativos concedidos nessas áreas está a dispensa de licença ou de autorização de órgãos federais para agilizar as operações aduaneiras, com exceção dos controles de ordem sanitária, de interesse da segurança nacional e de proteção do meio ambiente. A vigência dos incentivos previstos para uma empresa em ZPE é até 20 anos, prorrogável por igual período.

A reunião técnica do Conselho Nacional das ZPEs continua amanhã (28), quando está previsto o encontro entre os representantes da ZPEs e das empresas que farão a venda de serviços de consultoria.

Edição: Aécio Amado
 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário