one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Membros das Farc viajam à Noruega para acordo de paz com o governo colombiano

Imagem:

Compartilhar:

Acordo de paz entre Colômbia e Farc só deve ocorrer em novembro de 2013

Criado em 03/12/12 07h02 e atualizado em 03/12/12 07h23
Por Renata Giraldi* Edição:Graça Adjuto Fonte:Repórter da Agência Brasil

Membros das Farc viajam à Noruega para acordo de paz com o governo colombiano
Desde 18 de outubro, negociadores do governo Santos e das Farc tentam buscar soluções para o conflito. (Télam)

Brasília – As negociações em busca da paz na Colômbia levarão mais tempo do que o planejado inicialmente, admitiu nesse domingo (2) o presidente colombiano, Juan Manuel Santos. Ele acredita que o acordo de paz só será concluído em novembro de 2013. Desde 18 de outubro, negociadores do governo Santos e das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) tentam buscar soluções para o conflito.

Autoridades de Cuba, da Venezuela, do Chile e da Noruega fazem a mediação. “Este não pode ser um processo de anos, mas de meses. O que significa que não deve durar além do próximo ano, novembro [de 2013], no mais tardar”, disse o presidente colombiano, durante entrevista coletiva em Cartagena das Índias.

Para Santos, é fundamental que a sociedade mantenha a colaboração na tentativa de conseguir a paz na Colômbia. “[Peço para a sociedade] ter paciência e não exigir resultados imediatos”, disse. “[Há uma mesa de negociações] na qual são discutidos temas muito complexos”.

Na semana passada , o chefe da delegação do governo, Humberto de la Calle, disse que o diálogo  progredia “em conformidade com o previsto”. Em comunicado conjunto, as Farc e o governo informaram que no próximo dia 5 haverá nova etapa de reuniões sobre desenvolvimento rural.

Também devem ser discutidos, em outra etapa de negociações, os temas relativos à participação das Farc na vida política, o fim das hostilidades, o combate ao narcotráfico e os direitos das vítimas.

Em aproximadamente meio século de confrontos, cerca de 600 mil pessoas morreram, segundo estimativas não oficiais.

As Farc têm 48 anos de existência e são o mais antigo grupo de guerrilha da América Latina. Segundo as autoridades colombianas, a organização reúne 9.200 combatentes.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa e da emissora multiestatal de televisão, Telesur.

Edição: Graça Adjuto

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário