one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Levo Ivo tinha 86 anos e ocupava a cadeira número 10 da Academia Brasileira de Letras

Imagem:

Compartilhar:

Alagoas decreta luto oficial de três dias pela morte de Lêdo Ivo

Criado em 23/12/12 15h26 e atualizado em 07/07/16 15h04
Por Vitor Abdala Fonte:Agência Brasil

Ledo Ivo escritor
Levo Ivo tinha 86 anos e ocupava a cadeira número 10 da Academia Brasileira de Letras (Ulises Juárez Polanco/Creative Commons)

Rio de Janeiro - O governador de Alagoas, Teotonio Vilela Filho, decretou luto oficial de três dias pela morte do poeta e romancista alagoano Lêdo Ivo. O escritor morreu aos 88 anos, na madrugada de hoje (23), de infarto, quando viajava pela Espanha.

Em nota, o governador disse que Lêdo Ivo "é uma referência de sensibilidade poética e de visão do mundo com o olhar do coração e da alma; suas obras extrapolaram as fronteiras do Brasil, com publicações em vários idiomas. Lêdo está no mesmo patamar de Aurélio Buarque de Holanda, Pontes de Miranda, Graciliano Ramos e Rachel de Queiroz. Ele deixa um legado inestimável para a literatura brasileira”.

Desde 2010, funciona em Alagoas o Memorial Lêdo Ivo, museu que guarda informações sobre a vida e a obra do escritor. O espaço foi instalado no Museu Palácio Floriano Peixoto, antiga sede do governo alagoano.

O corpo será cremado na Europa e deverá ser trazido para o Rio de Janeiro na próxima semana. Suas cinzas ficarão no mausoléu da Academia Brasileira de Letras (ABL). Lêdo Ivo era acadêmico há 25 anos.

Jornalista, poeta, romancista, contista, cronista e ensaísta, Lêdo Ivo foi eleito no dia 13 de novembro de 1986 para a ABL, onde ocupou a cadeira nº 10, antes ocupada por Orígenes Lessa. Entre suas obras mais conhecidas, estão Ninho de Cobras, As Alianças, Crepúsculo, Curral de Peixe e A Noite Misteriosa. Em 2004, a Braskem lançou a antologia Lêdo Ivo – Poesia Completa, em homenagem aos 80 anos do poeta.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário