one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Hugo Chavez é reeleito para seu terceiro mandato na Venezuela.

Imagem:

Compartilhar:

Aliados e oposição divergem sobre posse de Chávez

Criado em 23/12/12 12h12 e atualizado em 23/12/12 12h21
Por Da BBC Brasil Edição:Graça Adjuto

Hugo Chavez
Oposição defende novas eleições caso Chávez não se recupere até a data da posse, mas governo diz que país vai esperar (Foto: Agência Lusa)

Brasília - O presidente da Assembleia Nacional da Venezuela, Diosdado Cabello, reafirmou que o país vai esperar a recuperação do presidente reeleito Hugo Chávez até que ele tenha condições de saúde para assumir o mandato. A declaração foi mais uma resposta à oposição, que defende novas eleições caso Chávez não se recupere até a data da posse.

Pela Constituição da Venezuela, caso Chávez não tenha condições de tomar posse no próximo dia 10, assume o poder o presidente da Assembleia Nacional, Diosdato Cabello, e, em 30 dias, devem ser convocadas eleições presidenciais.

A discussão sobre mudança na data da posse ganhou força nos últimos dias com o agravamento do estado de saúde de Chávez. O presidente, reeleito em outubro, está em Cuba, onde se recupera da cirurgia a que se submeteu, há quase duas semanas, para a retirada de um tumor maligno na região pélvica.

As autoridades venezuelanas admitiram algumas complicações durante a cirurgia, que durou mais de seis horas, como sangramento e infecção respiratória, mas as informações sobre o estado de saúde do presidente não são diárias e frequentes. Esta foi a quarta cirurgia a que Chávez se submeteu nos últimos 18 meses, desde que iniciou a luta contra o câncer.

O presidente, que chegou a afirmar que estava curado da doença, pediu, antes de viajar para Cuba, o apoio dos venezuelanos ao atual vice-presidente da República, Nicolás Maduro, no caso de sua ausência.

No Brasil, o governo considera o ambiente na Venezuela como respeitoso à ordem democrática e às instituições. Ao apostar na manutenção democrática no país vizinho, as autoridades brasileiras defendem que a sociedade venezuelana seja ouvida sobre qualquer decisão do processo político.

* Colaborou Renata Giraldi

Edição: Graça Adjuto

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário