one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


O ministro da Fazenda, Guido Mantega, apresenta à Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) a proposta do governo federal que reduz para 4% e unifica nacionalmente as alíquotas interestaduais do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

Imagem:

Compartilhar:

Atraso na votação do Orçamento não prejudicará governo, diz Mantega

Criado em 19/12/12 20h48 e atualizado em 19/12/12 21h02
Por Mariana Branco e Wellton Máximo Edição:Aécio Amado Fonte:Agência Brasil

Guido Mantega, ministro da Fazenda
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, assegurou que não haverá prejuízos (Antonio Cruz/ABr)

Brasília – A decisão do Congresso de deixar para o próximo ano a votação do Orçamento Geral da União não prejudicará o governo nos primeiros meses de 2013, disse hoje (19) o ministro da Fazenda, Guido Mantega. De acordo com ele, a própria legislação prevê instrumentos para assegurar a manutenção dos gastos caso os parlamentares não aprovem o Orçamento antes do início do ano seguinte.

“Em relação aos gastos de custeio [despesas com a manutenção da máquina pública], o governo pode gastar, por mês, um doze avos [1/12] do Orçamento do ano anterior. Os investimentos podem ser feitos com restos a pagar [verbas de outros anos transferidas para o exercício atual]. Claro que não dá para ficar o ano todo sem Orçamento, mas pelo menos nos primeiros meses não haverá problema”, declarou o ministro.

Por causa do impasse em relação à votação dos vetos da presidenta Dilma Rousseff a artigos da lei dos royalties do petróleo, o Congresso decidiu deixar para o próximo ano a votação do Orçamento Geral da União de 2013. Em 2006 e 2008, o governo também iniciou o ano sem o Orçamento aprovado pelos parlamentares.

O Orçamento de 2006 teve a votação adiada por causa da descoberta do esquema do mensalão, que paralisou o Congresso Nacional no ano anterior. Em 2008, o atraso foi por causa da derrubada da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF), no fim de 2007.

 

Edição: Aécio Amado

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário