one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Felipe Calderón, ex-presidente do México

Imagem:

Compartilhar:

Calderón é denunciado no Tribunal Penal Internacional por crimes de guerra

Criado em 19/12/12 11h17 e atualizado em 19/12/12 13h56
Por Renata Giraldi Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil

Felipe Calderón, ex-presidente do México
Estima-se que pelo menos 60 mil pessoas morreram no México após a implementação da política de segurança colocada em prática por Calderón (World Economic Forum/Creative Commons)

Brasília – O ex-presidente do México Felipe Calderón (2006-2012) foi denunciado hoje (19) no Tribunal Penal Internacional, em Haia, por crimes de guerra e pela imposição de um Estado de exceção. A denúncia foi apresentada por Humberto Moreira, ex-governador de Coahuila, ligado ao Partido Revolucionário Institucional (PRI). Moreira refere-se às ações do governo de combate aos cartéis de tráfico de drogas, armas e pessoas no México.

De acordo com Moreira, Calderón impôs um Estado de exceção no México que não visava a proteger os civis e que acabava colocando em risco a vida da população.

Leia também

Brasileiros presos no México serão transferidos para o Brasil

Estudantes mexicanos entram em confronto com a polícia durante posse de presidente

"Meu filho morreu por causa da guerra louca e irresponsável do [ex-] presidente Calderón. Como meu filho, milhares de pessoas morreram", disse Moreira referindo-se ao assassinato do seu filho José Eduardo, em outubro. Segundo investigações, ele teria sido morto por integrantes do cartel Los Zetas.

O Partido de Ação Nacional (PAN), ao qual pertence Calderón, descreveu as acusações como "inaceitáveis, falsas e infundadas".

Em 2006, Calderón pôs em prática uma política de segurança, que incluiu o lançamento de uma operação militar contra os cartéis de drogas. Pelo menos 60 mil pessoas morreram no México após a implementação da política de segurança, de acordo com dados de organizações de direitos humanos.

*Com informações da emissora multiestatal de televisão, Telesur.

Edição: Graça Adjuto

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário