one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


A balança comercial entra no cálculo do saldo das contas externas

Imagem:

Compartilhar:

Cepal: América Latina deve fechar ano com crescimento menor

Criado em 11/12/12 15h02 e atualizado em 11/12/12 15h36
Por Yara Aquino Edição:Carolina Pimentel Fonte:Agência Brasil

Portos
Queda nas exportações é um dos temas que mais preocupa a Cepal. (minplanpac /Creative Commons)

Brasília – Os países da América Latina e o Caribe devem encerrar o ano com crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) 1,2% menor em comparação a 2011. Em 2012, a expansão do PIB da região foi 3,1%, enquanto em 2011 foi 4,3%. O fraco desempenho do Brasil e da Argentina prejudicaram o dado geral de crescimento da região.

Os números são do Balanço Preliminar das Economias da América Latina e Caribe 2012, divulgado hoje (11) pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal). O Brasil teve queda no crescimento em relação ao ano anterior. Em 2012, registrou crescimento de 1,2%, contra a expansão de 2,7% no ano passado. Do conjunto de países latino-americanos, o Brasil está na frente apenas do Paraguai, no ranking da Cepal. A Argentina cresceu 2,2% em 2012, ante 8,9% em 2011. A maior parte dos países latino-americanos teve crescimento superior a 3,1% este ano.

O desempenho da região é explicado pela desaceleração da economia mundial em função da recessão na zona do euro e também da menor expansão da economia chinesa, o que enfraqueceu a demanda externa. A queda nas exportações é um dos temas que mais preocupa, de acordo com a secretária executiva da Cepal, Alicia Bárcena.

De acordo com o estudo, em 2012, a importância do investimento para o aumento do crescimento foi menor que em 2011 e elevou o peso da demanda interna. “O crescimento da região se baseou na expansão da demanda interna, estimulada parcialmente pela política monetária ou fiscal na maioria dos países”, diz o documento.

Houve ainda alta na taxa de emprego e dos salários na região, no entanto, há indícios de menor crescimento do trabalho de qualidade. No conjunto da região, a taxa de desemprego urbano passou de 6,7%, em 2011, para 6,4%, em 2012.

As perspectivas para 2013 continuam sinalizando para um contexto externo pouco dinâmico e sujeito a incertezas, porém, a expectativa é que no próximo ano o crescimento da América Latina e Caribe seja ligeiramente superior ao de 2012, em torno de 3,8%.

O cenário provável traçado pela Cepal é que o baixo crescimento se prolongue na Europa e a China apresente taxas de crescimento mais altas. Há previsão de recuperação nas economias do Brasil e da Argentina.

“Argentina e Brasil se recuperam sobretudo no setor agrícola. No caso do Brasil, haverá maior investimento e maior manufatura. Temos observado uma série de anúncios de investimentos, como em portos, e maior crédito bancário o que vai dar impulso ao Brasil”, disse a secretária executiva da Cepal, Alicia Bárcena.

Edição: Carolina Pimentel
 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário