one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Bancários entram em greve

Imagem:

Compartilhar:

Cortes no Banco Santander atingiram 1.280 funcionários no Brasil

Criado em 14/12/12 18h17 e atualizado em 14/12/12 18h46
Por Wellton Máximo Edição:Aécio Amado Fonte:Agência Brasil

Bancários entram em greve
O Santander não confirmou o número de dispensas(Divulgação)

Brasília – Os cortes no Banco Santander em dezembro atingiram 1.280 funcionários em todo o país, informou a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf). A entidade obteve o número por meio de lista enviada pela instituição financeira aos representantes dos trabalhadores.

O banco seguiu a determinação da procuradora regional do Trabalho da 10ª Região, Ana Cristina Tostes Ribeiro. Em audiência de mediação na quarta-feira (12), em Brasília, a procuradora havia ordenado que o Santander repassasse o nome dos demitidos à Contraf.

Em comunicado, a entidade ressaltou que as demissões foram em massa e que o número de dispensas só não foi maior por causa da mobilização dos sindicatos em todo o país. A confederação criticou ainda a maneira como as demissões ocorreram, sem discussão prévia com o movimento sindical nem justificativa diante do lucro de R$ 4,7 bilhões registrado pelo banco até setembro.

A Contraf pede a reversão dos desligamentos ocorridos em dezembro. Durante a audiência no Ministério Público do Trabalho, o secretário de Relações de Trabalho do Ministério do Trabalho, Manoel Messias, também propôs a suspensão das demissões ocorridas em dezembro, conforme liminar concedida pelo Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo (TRTSP) e pediu a abertura de um processo de negociação coletiva.

Procurado pela Agência Brasil, o Santander não confirmou o número de dispensas. Informou apenas que a redução atingiu cerca de 1 mil pessoas do quadro de funcionários, o que representa 2% dos 55 mil empregados da instituição em todo o mundo. O banco alegou que os cortes têm como objetivo manter a competitividade em meio à transformação do sistema financeiro nacional. A companhia informou ainda que as demissões seguiram a legislação e que está implementando um programa de apoio aos funcionários desligados para facilitar a recolocação no mercado.

 

Edição: Aécio Amado

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário