one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Desoneração tem melhor aceitação entre as grandes companhias

Imagem:

Compartilhar:

Depois de três quedas consecutivas, produção industrial volta a crescer em outubro

Criado em 04/12/12 12h15 e atualizado em 04/12/12 12h41
Por Cristiane Ribeiro Edição:Juliana Andrade Fonte:Agência Brasil

Indústria
A produção da indústria brasileira interrompeu uma sequência de três meses de resultados negativos. (Leonard John Matthews/Creative Commons)

Rio de Janeiro – A produção da indústria brasileira cresceu 0,9% em outubro, na comparação com setembro, interrompendo uma sequência de três meses de resultados negativos. Em relação a outubro do ano passado, o setor apresentou expansão de 2,3%, a primeira alta depois de 13 meses consecutivos de taxas negativas nesse tipo de comparação.

Os dados fazem parte da Pesquisa Industrial Mensal, divulgada hoje (4) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com os resultados de outubro, a produção nacional da indústria acumula queda de 2,9% nos dez meses do ano. Segundo o IBGE, a taxa é menor se comparada às observadas nos meses anteriores.

Nos últimos 12 meses, a produção do setor caiu 2,7%. O resultado negativo é menos intenso que o verificado em agosto (-2,9%) e setembro (-3,1%).

De acordo com o IBGE, a alta de 0,9% de outubro, na comparação com o mês anterior,  resulta do bom desempenho de 13 dos 27 ramos investigados, sendo que as maiores contribuições vieram de indústrias extrativas (8,6%), máquinas e equipamentos (6,3%) e veículos automotores (3,7%). Entre os que tiveram queda na produção estão farmacêutica (-5,2%), refino de petróleo e produção de álcool (-2,6%) e edição, impressão e reprodução de gravações (-3,8%).

Já a expansão de 2,3%, na comparação com outubro de 2011 é, segundo o IBGE, reflexo do bom desempenho de 21 dos 27 ramos pesquisados. Os destaques são outros equipamentos de transportes (16,2%), como fabricação de aviões; máquinas e equipamentos (5,2%); equipamentos de instrumentação médico-hospitalar, óticos e outros (29,8%); e alimentos (2,6%).

Edição: Juliana Andrade

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário