one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


A presidenta Dilma Rousseff recebe a presidenta Cristina Kirchner na chegada da Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul e Estados Associados

Imagem:

Compartilhar:

Dilma e Cristina Kirchner se reúnem no Palácio da Alvorada e conversam sobre parcerias bilaterais

Criado em 07/12/12 22h57 e atualizado em 08/12/12 10h34
Por Luana Lourenço Edição:Aécio Amado Fonte:Agência Brasil

Cúpula do Mercosul Dilma Cristina
A presidenta Dilma Rousseff recebe a presidenta Cristina Kirchner na chegada da Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul e Estados Associados (Wilson Dias/Agência Brasil)

Brasília – As presidentas do Brasil, Dilma Rousseff, e da Argentina, Cristina Kirchner, se reuniram hoje (7) por cerca de três horas, no Palácio da Alvorada. Elas conversaram sobre parcerias bilaterais e marcaram uma reunião técnica para meados de janeiro, quando definirão detalhes dos projetos.

Segundo o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, as parcerias deverão incluir as áreas de de infraestrutura e energia. “Elas conversaram sobre o conjunto da agenda bilateral envolvendo questões de comércio e projetos de integração relacionados à infraestrutura e energia. Enfim, uma conversa muito abrangente”, disse.

De acordo com o ministro, um novo encontro entre as duas chefes de Estado deverá ocorrer entre os dias 14 e 18 de janeiro de 2013, na Argentina. Cristina deixou o Palácio da Alvorada por volta das 21h45.

Hoje, as duas presidentas participaram da Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul. Na ocasião, foi assinado o Comunicado Conjunto dos Estados Parte e Associados do Mercado Comum do Sul.

O documento tem 61 itens, entre eles o acordo para ingresso da Bolívia no bloco, embora o ato seja ainda simbólico, pois depende de uma série de etapas e aprovação dos parlamentos dos países-membros. Também são destaques no comunicado o ingresso da Venezuela no grupo e a concessão do título de Cidadão Ilustre Post Mortem ao arquiteto Oscar Niemeyer.

O texto final diz que os líderes políticos da região reiteram os esforços para o desenvolvimento integral, o combate à pobreza e à exclusão social em busca da consolidação da democracia. O documento cita ainda os impactos da crise internacional e ressalta que os países em desenvolvimento são propulsores do crescimento econômico.

 

Edição: Aécio Amado

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário