one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Brasília sedia cerimônia de entrada da Venezuela no Mercosul

Imagem:

Compartilhar:

Empresários do Mercosul se reúnem em Brasília durante cúpula dos presidentes

Criado em 03/12/12 13h17 e atualizado em 03/12/12 14h02
Por Renata Giraldi Edição:Talita Cavalcante Fonte:Agência Brasil

Brasília - Pela primeira vez, a Cúpula dos Chefes de Estado do Mercosul ocorrerá simultaneamente ao fórum empresarial do grupo, na sexta-feira (7), em Brasília. A proposta é reunir mais de 300 empresários do Brasil, da Argentina, do Uruguai e da Venezuela. As inscrições ainda estão abertas, o que pode aumentar o número de participantes. A ideia é estimular o envolvimento dos empresários dos países do bloco no processo de integração.

As discussões se concentram em quatro eixos de debate: agronegócio, energia (com foco em petróleo e gás), inovação e infraestrutura e logística. A disposição, segundo os organizadores, é buscar investimentos recíprocos e incentivos ao comércio interno e entre regiões – União Europeia, China e Estados Unidos.

Leia também

Semana em Brasília será dedicada ao Mercosul

Cúpula do Mercosul discute incremento comercial e entrada da Bolívia e do Equador

Os temas serão tratados em painéis separados. Cada exposição terá um moderador e quatro debatedores. As questões referentes à Pequena e Média Empresa (PME) e à Integração Produtiva serão tratadas em todos os painéis. Os debates ocorrerão no hotel Royal Tulip Brasília Alvorada.

O fórum é organizado pela Presidência Pro Tempore Brasileira do Mercosul, por intermédio do Ministério das Relações Exteriores e patrocínio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Durante a cúpula, os empresários poderão se reunir no foyer do hotel e até fechar negócios. Também estarão disponíveis para os participantes salas para reunião. No mesmo dia, os presidentes Dilma Rousseff, Hugo Chávez (Venezuela), Cristina Kirchner (Argentina) e José Pepe Mujica (Uruguai) se reúnem em Brasília, na Cúpula dos Chefes de Estado do Mercosul.

O Mercosul, incluindo a Venezuela, reúne 270 milhões de habitantes, o equivalente a 70% da população da América do Sul, cujo Produto Interno Bruto (PIB) alcança US$ 3,3 trilhões, aproximadamente 83,2% do PIB sul-americano, em um território de 12,7 milhões de quilômetros quadrados ou 72% da região.

Edição: Talita Cavalcante

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário