one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Plataforma de petróleo

Imagem:

Compartilhar:

Líder do Senado afirma que estados não devem se opor ao repasse de royalties para educação

Criado em 04/12/12 12h21 e atualizado em 04/12/12 16h18
Por Marcos Chagas Edição:Denise Griesinger Fonte:Agência Brasil

Para líder do governo, envolvimento de servidores não contamina concessão de aeroportos
"Acho que eles não vão colocar a cara para bater”, analisa o Senador Eduardo Braga em relação à atitude que os governadores tomarão frente aos vetos da Presidência da República ao projeto de lei do Royalties (José Cruz/ABr)

Brasília – Dificilmente os governadores se colocarão publicamente contrários ao repasse para a educação dos royalties provenientes dos recursos dos contratos futuros na exploração de petróleo. A avaliação é do líder do governo no Senado, Eduardo Braga (PMDB-AM). Ele considera mais provável uma forte pressão dos governadores para que o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), inclua os vetos feitos pela presidenta Dilma Rousseff ao projeto de lei aprovado pelo Congresso.

“Não creio que o maior problema esteja nos recursos para a educação. O próprio governador [do Ceará] Cid Gomes defendeu a vinculação dos royalties [para a educação]. Acho que eles não vão colocar a cara para bater”, disse o líder à Agência Brasil. Alguns governadores reuniram-se hoje, em Brasília, para avaliar a estratégia que adotarão nos debates sobre o tema com os congressistas.

Leia mais: Governo publica medida provisória que destina royalties do petróleo para educação
Ouça: Dilma veta projeto que redistribuia royalties do petróleo entre municípios

Segundo Eduardo Braga, este é um tema “muito sensível” para a opinião pública e uma postura contrária a mais recursos ao setor traria problemas políticos aos chefes dos executivos estaduais.

Ele frisou que, neste momento, o maior desafio das lideranças partidárias será administrar a pressão dos governadores para que Sarney coloque os vetos ao projeto de lei em votação. Na noite de ontem (3), foi publicada, no Diário Oficial da União (DOU),  a medida provisória que regulamenta os percentuais dos recursos dos royalties de petróleo dos contratos futuros, que serão vinculados a investimentos dos estados em educação.

Edição: Denise Griesinger

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário