one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Incra diz que mais de 600 processos foram certificados em uma semana.

Imagem:

Compartilhar:

Incra simplifica regras para certificação de imóveis rurais

Criado em 04/12/12 22h41 e atualizado em 05/12/12 08h57
Por Mariana Branco Edição:Fábio Massalli Fonte:Agência Brasil

Homem do Campo
Incra diz que mais de 600 processos foram certificados em uma semana. (Cícero R. C. Omena / Creative Commons)

Brasília - O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) simplificou as regras para a certificação de imóveis rurais (documento que descreve as características da propriedade). O órgão alterou os trâmites do processo por meio da Norma de Execução 105/2012, publicada na semana passada no Diário Oficial da União.

O Incra divulgou oficialmente hoje (4) em seu site a informação de que realizou as alterações na norma e que, em uma semana, mais de 600 processos foram certificados. Com a nova norma publicada no Diário Oficial da União, a expectativa do órgão é certificar 4 mil imóveis até o final de dezembro e 20 mil até o final de fevereiro de 2013.


Leia também:

Ministério das Cidades discute entrada famílias camponesas no PNHR

 

De acordo com o Incra, a intenção com as novas regras é diminuir o passivo de processos de certificação esperando por análise. Segundo o órgão, além das alterações previstas na Norma de Execução 105, estão sendo realizados estudos buscando outras formas de melhorar os procedimentos referentes à certificação.

De acordo com a norma de certificação de imóveis rurais, cabe ao Incra verificar se a área não se sobrepõe a nenhuma outra propriedade constante do cadastro de georreferenciamento e averiguar se o memorial descritivo atende às exigências técnicas. Também cabe ao Incra a notificação ao interessado em caso de indeferimento do pedido.

A notificação deve conter todas as inconsistências encontradas e será enviada por correio eletrônico e por carta registrada ao interessado, que terá 60 dias, contados da data do recebimento da carta registrada, para manifestar-se sob pena de arquivamento.

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) divulgou hoje uma nota em que elogiou a simplificação das regras. A CNA avalia que a medida vai acelerar os processos de certificação. “Até agora, a análise era feita de forma detalhada, sem que o Incra contasse com um número adequado de técnicos para avaliar os pedidos, situação que comprometia o andamento dos processos, trazendo insegurança jurídica para o campo”, disse a presidente da CNA, senadora Kátia Abreu por meio da nota.

Edição: Fábio Massalli

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário