one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


No próximo ano, com a economia crescendo em ritmo mais forte, os analistas do mercado financeiro esperam que o Copom eleve a Selic para conter a inflação.

Imagem:

Compartilhar:

Banco Central: indexação da economia é um dos fatores que justificam resistência da inflação

Criado em 20/12/12 14h52 e atualizado em 20/12/12 15h16
Por Kelly Oliveira Edição:Davi Oliveira Fonte:Agência Brasil

Bovespa
Para o próximo ano, a expectativa do BC é que a expansão do crédito em ritmo menor ( Fernando Stankuns/ Creative Commons)

Brasília – A indexação da economia, a recuperação da atividade econômica e o aumento dos salários são fatores que explicam a resistência da inflação em recuar, segundo avaliou hoje (20) o diretor de Política Econômica do Banco Central (BC), Carlos Hamilton Araújo.

Segundo Araújo, além desses fatores, em 2012, houve “choques desaforáveis de oferta do segmento agrícola”.  De acordo com o Relatório de Inflação, divulgado hoje pelo BC, a projeção para a inflação em 2012 é 5,7%, devendo cai a 4,8% em 2013. Em 2014, a estimativa é 4,9%.

O diretor destacou ainda que a inflação vai recuar no próximo ano e ficar perto do centro da meta (4,5%). “Se vai ou não chegar ao 4,5% exatamente, essa é uma coincidência que pode acontecer. Nosso cenário factível é em torno de 4,5% no ano que vem”, disse.

Para o próximo ano, a expectativa do BC é que a expansão do crédito em ritmo menor, principalmente para consumo, e taxa de câmbio mais estável do que nos últimos meses devem contribuir para que o país tenha inflação menor.

O diretor também incluiu no cenário favorável os sinais de ganhos salariais mais moderados e relativa estabilidade de preços das commodities (produtos primários com cotação internacional). Esses fatores também contribuem para reduzir a inflação, além da atividade econômica em ritmo lento.

Edição: Davi Oliveira

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário