one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem aérea de Trajibu

Imagem:

Compartilhar:

Indicador mostra que cidade do interior paulista tem maior desenvolvimento social

Criado em 04/12/12 17h02 e atualizado em 04/12/12 18h05
Por Flávia Albuquerque Edição:Beto Coura Fonte:Agência Brasil

São Paulo – O município de Trabiju, na região de Araraquara, interior de São Paulo, foi o que recebeu melhor pontuação entre todos os municípios do país, de acordo com novo Indicador Social de Desenvolvimento dos Municípios (ISDM), da Fundação Getulio Vargas. A cidade obteve ISDM de 6,2, com bom desempenho em todos os itens analisados: habitação, renda, trabalho, saúde,  segurança e educação.

O município com pior pontuação foi Uiramutã, em Roraima, com o ISDM de 0,55. Dos cinco itens analisados, a renda foi o que apresentou pior avaliação, ficando em – 0,17 devido ao alto número de pessoas com renda abaixo da linha de pobreza e de extrema pobreza.

O estudo foi feito com dados de 2010 do IBGE e dos ministérios da Saúde e da Educação. Em habitação foram avaliados coleta de lixo, energia elétrica, água canalizada, esgoto, casa própria e número de pessoas por cômodo da casa. Em renda, foram consideradas extrema pobreza e pobreza; em trabalho, taxa de ocupação, formalização e trabalho infantil. Em saúde e segurança foi analisada a taxa de mortalidade infantil, os nascidos vivos com baixo peso, a taxa de mortalidade infantil por causas evitáveis, a gravidez precoce e a taxa de homicídio. Em educação, a pesquisa avaliou o ensino fundamental e o ensino básico.

Segundo a pesquisa, os municípios que tiveram maior ISDM estão no Sul e no Sudeste, com 556 municípios, 55,2% estão em São Paulo, 20,5% em Minas Gerais e 11,9% no Rio Grande do Sul. Os de menor ISDM estão no Norte e Nordeste, com 26,1% no Maranhão, 17,6% no Piauí e 11,95 no Pará. Na Bahia estão 9,4% das cidades com menor ISDM; no Amazonas 9% e em Alagoas 6,7%.

O Distrito Federal obteve o melhor indicador (5,71), seguido por São Paulo (5,71), prejudicado no desempate por índices mais baixos em vários municípios.  Depois, aparecem Santa Catarina (5,60) e Rio de Janeiro (5,51). No sentido contrário estão o Maranhão (3,35), Piauí (3,74), Amazonas (3,77) e Alagoas (3,83).

Segundo o coordenador da pesquisa, André Portela de Souza, apesar de São Paulo não ter as melhores médias, está entre as cidades melhores do país. “Não vejo como muito ruim o fato de São Paulo não ser a melhor, devido à sua proporção. Em uma cidade tão grande como São Paulo pode ser mais difícil ter 100% de acesso a algum serviço. Seria surpreendente se o município estivesse muito aquém de outros”.

Portela ressaltou que a ideia é fazer estudo anual e aperfeiçoar o índice com mais dados, para transformá-lo em ferramenta para os tomadores de decisão. “Assim, tanto a população quanto autoridades poderão avaliar quão bem está o seu município, verificando em que situação poderia estar melhor e assim focar as políticas públicas naquele item. Também pode servir de aferição para as políticas ano a ano e para estabelecer metas ano a ano”, disse.

 

Edição Beto Coura

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário