one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


As estimativas de inflação estão acima do centro da meta de 4,5%, mas abaixo do limite superior de 6,5%

Imagem:

Compartilhar:

Inflação para famílias com renda até cinco salários mínimos fica em 0,54% em novembro

Criado em 07/12/12 12h03 e atualizado em 07/12/12 12h12
Por Isabela Vieira Edição:Lílian Beraldo Fonte:Agência Brasil

Imagem - Prévia da inflação oficial em julho é quase o dobro da taxa de junho
Os alimentos foram os itens que mais pressionaram o Índice de inflação (Daniel Barreto Rojas/Creative Commons)

Rio de Janeiro - A inflação para famílias com renda até cinco salários mínimos, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), subiu menos em novembro que em outubro. O aumento chegou a 0,54% em novembro, depois da alta de 0,71% no mês imediatamente anterior.

Os dados foram divulgados hoje (7) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e mostra que a inflação para esse grupo de famílias está 0,4 ponto percentual abaixo da inflação oficial no período, 0,6%.

Os alimentos foram os itens que mais pressionaram o INPC, embora os preços tenham subido menos de um mês para o outro, passando de 1,51% para 0,8%. Por outro lado, os itens não alimentícios sofreram reajuste maior em novembro, em relação ao mês anterior, de 0,38% para 0,43%.

Também influenciou a diminuição da taxa de inflação entre outubro e novembro, a queda no preço de automóveis usados (-1,29%) e no preço da gasolina (-2,05%).

No acumulado entre janeiro e novembro, o INPC ficou em 5,42%, índice menor que o do mesmo período de 2011 (5,54%). Em novembro do ano passado, o INPC também era maior, 0,57%.

Considerando os últimos 12 meses (entre novembro de 2011 e o mesmo mês de 2012), a alta é de 5,95%. No mesmo período do ano passado, o índice ficou em 5,99%.  

A capital Belém registrou a maior inflação acumulada, de 1,24%, em função dos reajustes nos preços de alimentos e energia elétrica. Em Brasília, os aumentos foram os menores, 0,13%.

Edição: Lílian Beraldo

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário