one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Ex-presidente da África do Sul (1994-1999) e Prêmio Nobel da Paz em 1993, Nelson Mandela

Imagem:

Compartilhar:

Mandela se recupera de cirurgia para retirada de pedra na vesícula

Criado em 15/12/12 13h05 e atualizado em 15/12/12 13h24
Por Da Agência Brasil* Edição:Talita Cavalcante Fonte:

Nelson Mandela
Ex-presidente da África do Sul (1994-1999) e Prêmio Nobel da Paz em 1993, Nelson Mandela (UN Photo/Evan Schneider)

Brasília - O ex-presidente da África do Sul Nelson Mandela foi operado hoje (15) para retirar pedras da vesícula, informou em nota a Presidência sul-africana. Mandela, de 94 anos, passou pela cirurgia após ficar oito dias no hospital. Segundo o texto, os médicos queriam tratar uma infeção pulmonar recorrente antes de submeter o ex-presidente a operação.

“A intervenção foi bem-sucedida e Madiba – apelido da sua tribo – está se recuperando”, informou o governo da África do Sul. Mandela está internado desde dia 8, no Hospital Militar de Pretória, capital administrativa da África do Sul.

O presidente sul-africano, Jacob Zuma, esteve com Mandela neste período e disse que ele se recupera. Uma estátua do ex-presidente no Aeroporto Internacional de Bloemfontein foi inaugurada como homenagem aos heróis da libertação do país.

Responsável pelo fim do regime de segregação racial na África do Sul, o apartheid, Mandela conquistou o respeito de adversários e críticos devido aos esforços em busca da paz. Mandela foi o primeiro presidente negro da África do Sul, de 1994 a 1999, e recebeu o Prêmio Nobel da Paz, em 1993. Madiba ganhou o título de o Pai da Pátria.

A Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o dia 18 de julho como Dia Internacional Nelson Mandela em defesa da luta pela liberdade, justiça e democracia.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa, e da BBC Brasil.

Edição: Talita Cavalcante

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário