one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


O ministro da Fazenda, Guido Mantega, apresenta à Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) a proposta do governo federal que reduz para 4% e unifica nacionalmente as alíquotas interestaduais do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

Imagem:

Compartilhar:

Mantega não comenta artigo de revista que sugere sua demissão

Criado em 07/12/12 11h28 e atualizado em 07/12/12 11h39
Por Daniel Lima e Mariana Tokarnia Edição:Denise Griesinger Fonte:Agência Brasil

Guido Mantega
The Economist avalia que excesso de otimismo do ministro da Fazenda tem levado à perda de confiança de investidores (Marcelo Camargo/ABr)

Brasília – O ministro da Fazenda, Guido Mantega, evitou comentar hoje (7) artigo da revista britânica The Economist, que sugere que a presidenta Dilma Rousseff deveria demiti-lo.

Na avaliação da revista, se a presidenta for realmente pragmática – como insiste em dizer que é, deveria demitir Mantega. O artigo aponta que as previsões de Mantega, com excesso de otimismo, têm levado à perda de confiança de investidores e sugere que a presidenta troque a atual equipe econômica para recuperar a confiança perdida.

Hoje, o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, rebateu as críticas da revista. Para ele, o Brasil está na direção correta de “forte crescimento, que pode ser comprovado pelos indicadores de investimento no país”. “No dia em que a Economist nomear ministro no Brasil, deixaremos de ser uma República Federativa”, afirmou Pimental. Ele acrescentou que em 2013, o PIB brasileiro estará “certamente acima da média mundial”.

O artigo sobre o fraco desempenho do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, no terceiro trimestre, observa que o Banco Central poderá se sentir tentado a reagir à baixa expansão com outro corte de juros, mas afirma que "isso seria um erro". Para a revista, apesar dos esforços crescentes de estímulo, a “criatura moribunda” [o PIB] cresceu apenas 0,6% no terceiro trimestre, metade do número projetado por Mantega.

Para a revista, em vez de cortar os juros, o governo deveria redobrar esforços para reduzir o custo Brasil, deixando o "espírito animal" do setor privado aflorar.

* Colaborou Kelly Oliveira

Edição: Denise Griesinger

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário