one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Tropas do governo enfrentam rebeldes na Síria

Imagem:

Compartilhar:

ONU aprova resolução que condena abusos na Coreia do Norte, na Síria e no Irã

Criado em 21/12/12 07h11 e atualizado em 21/12/12 07h53
Por Renata Giraldi* Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil

Tropas do governo enfrentam rebeldes na Síria
Tropas do governo enfrentam rebeldes na Síria (Arquivo: Agência Lusa)

Brasília - A Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou resolução que condena os abusos contra os direitos humanos na Síria, no Irã e na Coreia do Norte. Os textos sobre cada país foram votados em separado, porém todos foram aprovados pela maioria. A única resolução aprovada por consenso foi a medida condenando o governo da Coreia do Norte, considerado o mais fechado do mundo.
 
Para autoridades norte-coreanas, a resolução foi aprovada devido a uma ação política que agrava os confrontos entre o governo da Coreia do Norte e a comunidade internacional. Segundo especialistas, no país ainda existem campos de concentração e os casos de violação aos direitos humanos são frequentes.

Dos 193 integrantes da Organizações das Nações Unidas (ONU) com representantes na assembleia, 135 votaram a favor da resolução contra a violência na Síria, 12 contra, incluindo a Rússia e a China, e 36 se abstiveram. Uma resolução semelhante sobre a Síria já havia sido aprovada em 2011, com 122 votos.

O texto lembra que a crise na Síria, que ocorre há 21 meses, agrava-se diariamente e condena o governo do presidente Bashar Al Assad e aliados. O governo de Assad foi acusado de promover tortura e prisões indevidas de opositores. Assad não autorizou uma comissão independente das Nações Unidas no país.

No caso da resolução condenando os abusos contra os direitos humanos no Irã, a aprovação foi por 86 votos favoráveis, 32 contra e 65 abstenções. As delegação da Índia, do Líbano, do Sudão e da Coreia do Norte votaram contra a medida.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa.

Edição: Graça Adjuto

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário