one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Depósito na caderneta de poupança antiga é o que mais rende hoje

Imagem:

Compartilhar:

Piora na projeção de crescimento do PIB reflete atividade econômica mais lenta que o previsto

Criado em 20/12/12 10h05 e atualizado em 20/12/12 10h30
Por Kelly Oliveira Edição:Juliana Andrade Fonte:Agência Brasil

Depósito na caderneta de poupança antiga é o que mais rende hoje
Economias maduras terão baixas taxas de crescimento enquanto as emergentes mostram sinais de aceleração, diz Banco Central. (Foto:Rodrigo_Amorim)

Brasília – A redução na projeção de crescimento da economia este ano reflete, em grande parte, a recuperação da atividade econômica doméstica em ritmo menos intenso do que o previsto anteriormente. A avaliação consta do Relatório de Inflação, divulgado hoje (20) pelo Banco Central (BC).

A estimativa para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), soma de todos os bens e serviços produzidos no país, passou de 1,6% para 1%.

Leia também:

Inflação deve encerrar o ano em 5,7% e cair para 4,8% em 2013
BC reduz projeção de crescimento da economia para 2012

Entretanto, o BC ressalta que “a demanda doméstica tende a se apresentar robusta” nos próximos semestres. Na avaliação da autoridade monetária, isso deve ocorrer devido ao consumo das famílias, estimuladas pelo crescimento da renda e pela expansão moderada do crédito. O BC acrescenta que as reduções da taxa básica de juros, a Selic, de agosto de 2011 até outubro deste ano, ainda devem gerar mais efeitos na economia. Em novembro, o Comitê de Política Monetária (Copom) do BC optou por manter a Selic em 7,25% ao ano.

O Banco Central ressalta também que “os programas de concessão de serviços públicos e a gradual recuperação da confiança dos empresários criam boas perspectivas para o investimento nos próximos semestres”.

Em relação ao cenário externo, o BC avalia que as economias maduras terão baixas taxas de crescimento e abaixo do potencial por período prolongado de tempo. No caso das economias emergentes, há sinais de aceleração do ritmo de atividade.

De acordo com as projeções da instituição, a produção agropecuária deverá registrar queda de 1% este ano, ante projeção de 1,4% de retração. Segundo o BC, a melhora está associada ao desempenho das culturas de café e milho no terceiro trimestre.

A estimativa para queda da produção da indústria passou de 0,1%, em setembro, para 0,5%, devido às reduções nas projeções de crescimento para a construção civil, de 2,5% para 1,9%, e a indústria extrativa, que passou de expansão de 0,8% para queda de 0,5%. O crescimento projetado para o setor de serviços em 2012 ficou em 1,6%, abaixo dos 2,2% da estimativa anterior.

No caso dos investimentos (formação bruta de capital fixo), a perspectiva de retração foi reduzida em 1,3 ponto percentual, para 3,5%. As projeções para o consumo das famílias e do governo passaram, na ordem, de 3,3% para 3%, e de 3,7% para 3,2%, respectivamente.

A variação anual das exportações foi revista para 0,3%, com redução de 0,6 ponto percentual. A expansão das importações foi revisada para 0,3%, ante 2,7%.

Edição: Juliana Andrade

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário