one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Crianças lendo livros

Imagem:

Compartilhar:

Poeta distribui livros como presente de Natal na periferia de São Paulo

Criado em 15/12/12 16h54 e atualizado em 15/12/12 17h31
Por Marli Moreira Edição:Talita Cavalcante Fonte:Agência Brasil

Dia do Livro - Colaborativo
Creative Commons - CC BY 3.0 -

São Paulo - Moradores do Jardim São Luiz e de bairros vizinhos, na região de Santo Amaro – periferia da zona sul da cidade de  São Paulo –, que passaram pelo Largo de Piraporinha receberam hoje (15), como presente de Natal, livros de literatura com poesias e contos de autores como Mário de Andrade e Lima Barreto.

Com um microfone na mão, o poeta Sérgio Vaz explicava às pessoas que aquele movimento era o da campanha Natal com Livros – uma ideia dele desenvolvida com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura em parceria com a Fundação Editora da Unesp e as editoras Trip e Global.

“Esse papo de que as pessoas não gostam de ler é mito. Não leem porque não têm acesso ao livro”, disse Sérgio Vaz, enquanto falava com as pessoas que queriam saber do que se tratava aquele movimento na praça. Ele explicou que, quando chega o Natal, logo se pensa em dar brinquedos para as crianças mais pobres.“[Com a campanha], quisemos dar cidadania, pois o livro tem o poder de transformar a comunidade.”

Ele informou que foram impressos em torno de 8 mil exemplares para serem distribuídos gratuitamente com a ajuda de colabores. A revista Trip, por exemplo, organizou um evento em que arrecadou recursos para isso.

Sérgio Vaz é conhecido naquela área onde criou a Cooperativa Cultural da Periferia (Cooperifa), um  movimento cultural que, todas as quartas-feiras, promove saraus de poesias e reuniões artísticas com espaço aberto à população carente, na Rua Bartolomeu dos Santos, 797, local onde funciona o bar Zé Batidão.

“Nunca fui muito fanática por leitura, mas adorei a ideia porque tem muita gente que não pode comprar livros”, afirmou Maria Áurea dos Santos, de 37 anos, ao pegar um dos exemplares. Relatando ter estudado até a 7ª série, ela disse que iria ler e passar o livro para os dois filhos, um com 13 e outro com 9 anos.

Edição: Talita Cavalcante

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário