one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Moradores de rua

Imagem:

Compartilhar:

Polícia mantém presos moradores de rua que ocupavam área pública

Criado em 19/12/12 15h26 e atualizado em 19/12/12 15h53
Por Agência Brasil Edição:Davi Oliveira

Brasília - Os 11 moradores de rua detidos ontem (18) em Brasília continuam sob prisão provisória. As duas mulheres foram encaminhadas para o Presídio Feminino do Distrito Federal – conhecido como Colméia - enquanto os homens estão na carceragem do Departamento de Polícia Especializada (DPE).

O grupo foi preso em flagrante pela Polícia Civil sob a acusação de poluição, ocupação de terra pública e crime contra o ordenamento urbano. Segundo o delegado Waldek Fachinelli, da 2ª Delegacia de Polícia Civil, as pessoas presas não eram apenas moradoras de rua.

“Não prendemos moradores de rua. Prendemos criminosos. Se eles foram presos, é porque cometeram crimes. Inclusive alguns já tinham mandado de prisão por outros crimes”, disse o delegado.

A informação do delegado é negada pelo defensor público Eduardo Bechepeche, segundo quem, ao menos nove dos 11 presos provisórios não têm antecedentes criminais. Por falta de dados precisos, o defensor não conseguiu consultar os antecedentes das outras duas pessoas. Para Bechepeche, “eles estão sendo criminalizado por serem pobres”.

O delegado disse ainda que a polícia já havia solicitado apoio a vários órgãos administrativos para solucionar o problema no local. "Como nenhuma providência foi tomada, a polícia teve que agir", alegou Fachinelli.

O caso ainda está sendo analisado pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) e o juiz que analisar  a prisão pode determinar que os nove homens e as duas mulheres sejam soltos. Caso não o faça, Bechepeche promete protocolar um pedido de habeas corpus em favor do grupo.

De acordo com o Código de Processo Penal, a prisão em flagrante deve ser comunicada pela autoridade policial ao Judiciário em até 24 horas.

Edição: Davi Oliveira

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário