one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Dilma Rousseff na Cúpula do Mercosul

Imagem:

Compartilhar:

Dilma quer integração para Mercosul enfrentar crise econômica internacional

Criado em 07/12/12 15h29 e atualizado em 07/12/12 17h43
Por Danilo Macedo e Renata Giraldi Edição:Beto Coura Fonte:Agência Brasil

Dilma quer integração para Mercosul enfrentar crise econômica internacional
Dilma Rousseff na Cúpula dos Chefes de Estado do Mercosul (Wilson Dias/ABr)

Brasília - A presidenta Dilma Rousseff defendeu hoje (7) a integração regional e a lealdade aos princípios da inclusão social como ações fundamentais para que o Mercosul reaja aos impactos da crise econômica internacional.

Na abertura da Cúpula dos Chefes de Estado do Mercosul, a presidenta disse que o comércio dentro do bloco é um importante irradiador de dinamismo. Ela admitiu estar preocupada com a crise que atinge principalmente a zona do euro (17 países que adotam a moeda única) e os Estados Unidos.

Dilma Rousseff alertou que os próximos anos serão de desafios para o bloco. “A permanência desse cenário global de crise torna ainda mais evidente a importância da nossa integração, que é o que nos fará mais fortes e aptos a enfrentar as turbulências do mercado internacional”, disse a presidenta.

Em seguida, a ela destacou que “entre 2007 e 2011, elevaram-se de US$ 39 bilhões para US$ 62 bilhões as nossas transações, o que é muito importante e significativo diante do baixo crescimento e até do momento recessivo vivido pela economia global”.

O desafio do Mercosul para o futuro, segundo a presidenta, é materializar a aspiração de fornecer produtos manufaturados, ser portador de conhecimento e ser capaz de criar ciência, tecnologia e inovação, além de ser provedor de alimentos, matérias e energia para o mundo.

Ela ressaltou que, juntos, os países do bloco constituíram um mercado de grande dimensão e formam a quinta economia do mundo, algo histórico, principalmente quando o mundo passa por uma grande crise na zona do euro e nos Estados Unidos. "Em um mundo em que cresce o desemprego e a desigualdade, a América Latina pode e faz muita diferença”, disse a presidenta.

 

Edição Beto Coura

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário