one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Presidente do CAU, Haroldo Pinheiro

Imagem:

Compartilhar:

Presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil lamenta morte de Oscar Niemeyer

Criado em 06/12/12 11h55 e atualizado em 06/12/12 12h26
Por Thais Leitão Edição:Denise Griesinger Fonte:Agência Brasil

Presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil lamenta morte de Oscar Niemeyer
Presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil, Haroldo Pinheiro (sinaeco.com.br)

Brasília – O presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU-BR), Haroldo Pinheiro, lamentou hoje (6) a morte do arquiteto Oscar Niemeyer e disse que, muito preocupado com as questões da sociedade e da política brasileira, Niemeyer colocava a arquitetura como uma questão secundária.

"Era uma coisa que ele fazia porque gostava, mas não atribuía tanta importância ao próprio trabalho. Achava que mais importante é o trabalho de quem luta por melhores condições de vida da sociedade", disse, antes de participar do segundo dia do Seminário Internacional de Arquitetura e Urbanismo. O evento, reúne até amanhã (7) representantes dos conselhos estaduais e palestrantes de outros países para discutir os desafios da profissão.

Leia ainda:

Missa de corpo presente reúne parentes e amigos de Niemeyer em hospital do Rio

Corpo de Niemeyer será velado hoje no Palácio do Planalto, diz prefeito do Rio

Segundo Pinheiro, Niemeyer era um homem muito "humilde e simples", dono de um ânimo juvenil nas questões relacionadas ao seu trabalho. "Ele olhava para seu último trabalho – que eu nem sei qual foi, porque deixou tantos trabalhos iniciados – como se fosse um arquiteto recém-formado que faria seu primeiro projeto", disse.

Pinheiro esteve com Niemeyer há poucos dias, no Rio de Janeiro, e constatou que “incansável”, ele continuava trabalhando. "Era comum, no hospital, reclamar que precisava sair porque seus projetos estavam atrasando. Ele estava entusiasmado fazendo alguns em outros países, como a Argélia. Era muito requisitado, mas tanto fazia ser uma residência, palácios ou museus. O entusiasmo era o mesmo", contou, acrescentando que sempre saía "rejuvenescido" dos encontros com o gênio da arquitetura brasileira.

Edição: Denise Griesinger

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário