one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Chefes de estado do Mercosul estarão reunidos em Brasília nos dias 6 e 7 de dezembro.

Imagem:

Compartilhar:

Reunião do Conselho do Mercado Comum deve definir aspectos técnicos sobre a inclusão da Venezuela

Criado em 06/12/12 10h55 e atualizado em 06/12/12 11h44
Por Renata Giraldi Edição:Talita Cavalcante Fonte:Agência Brasil

Antonio Patriota
Por volta das 13h30, Patriota oferecerá um almoço aos ministros das Relações Exteriores do Mercosul, Estados Associados e dos países convidados. (Valter Campanato/ABr)

Brasília - O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, e representantes dos países que  integram o Conselho do Mercado Comum (CMC) se reúnem durante toda a manhã de hoje (6) para discutir uma série de aspectos técnicos referentes à inclusão da Venezuela no bloco. A previsão é que sejam definidos os pontos sobre a Tarifa Externa Comum (TEC) e as contribuições que serão repassadas pela Venezuela ao grupo.

O CMC deve definir, por exemplo, a abertura do mercado da Venezuela para o Mercosul e todos os detalhes que envolvem o tema. Em relação à adoção da TEC pela Venezuela deve ser definido um projeto de convergência, que atenda aos interesses dos venezuelanos e dos demais integrantes do Mercosul. A média da TEC do Mercosul é atualmente é 12,5%.

Também será discutido no conselho o valor da contribuição da Venezuela para os vários órgãos do Mercosul, como a Secretaria-Geral do bloco, o orçamento a ser aplicado e o Fundo de Convergência Estrutural do grupo (Focem), que destina à execução de projetos comuns.

Por volta das 13h30, Patriota oferecerá um almoço aos ministros das Relações Exteriores do Mercosul, Estados Associados e dos países convidados. Em seguida, ocorrerá a segunda parte das reuniões do Conselho do Mercado Comum.

Com a adesão da Venezuela ao Mercosul, o bloco corresponde a 72% do território da América do Sul – aproximadamente três vezes a área da União Europeia. Com os venezuelanos, o Mercosul passa a contar com Produto Interno Bruto (PIB) de US$ 3,32 trilhões. A população chega a 275 milhões de habitantes.

Edição: Talita Cavalcante

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário