one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Eleitores fora do seu domicílio eleitoral justificam ausência por meio do formulário requerimento de Justificativa Eleitoral em postos montados no aeroporto Juscelino Kubitschek e na rodoviária Interestadual

Imagem:

Compartilhar:

Trabalhadores do setor aéreo decidem se irão parar

Criado em 12/12/12 18h52 e atualizado em 12/12/12 19h14
Por Vladimir Platonow Edição:Carolina Pimentel Fonte:Agência Brasil

Fechamento de Viracopos provoca cancelamentos de voos
De acordo com Fentac, se não houver melhora nos termos oferecidos, a tendência é que haja paralisação (Tânia Rêgo/ABr)

Rio de Janeiro – Terminou sem acordo a reunião entre os trabalhadores e as empresas do setor aéreo na tarde de hoje (12) sobre reajuste salarial da categoria. A proposta oferecida aos empregados será avaliada amanhã (13) em assembleias marcadas para as 13h em vários estados. Mas o presidente da Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil (Fentac), Celso Klafke, adiantou que, se não houver melhora nos termos oferecidos, a tendência é que haja paralisação de advertência nesta quinta-feira (13).

“Nós insistimos em ter algum tipo de ganho real [acima da inflação]. O tempo que podemos dar para o sindicato patronal é até amanhã. Não houve qualquer avanço na proposta. Eles querem dar o INPC [Índice Nacional de Preços ao Consumidor] para quem ganha o menor piso, 4,5% para os trabalhadores que recebem até R$ 3 mil, 3% até R$ 5 mil e, acima disso, 1,5%. Se esta proposta se mantiver, a decisão dos trabalhadores é desencadear uma greve no setor, a partir das assembleias de amanhã à tarde”, avisou Klafke, na saída da reunião, ocorrida na sede do Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (Snea).

Klafke não soube precisar quais aeroportos seriam mais afetados se a paralisação for decretada, mas explicou que o sistema aéreo brasileiro trabalha em rede – e o que acontece em um aeroporto reflete nos demais. Nesse caso, poderão ocorrer atrasos e até cancelamentos de voos.

Saiba mais:
Aeroviários ameaçam entrar em greve quinta-feira

O representante do Snea, Odilon Junqueira, disse que há possibilidade das empresas revisarem a proposta até amanhã. Segundo ele, os trabalhadores propuseram 7% de reajuste geral, o que será examinado pelas companhias aéreas, que enviaram representantes para a reunião.

“As empresas farão o que é possível até amanhã. Os sindicatos dos aeronautas e aeroviários deixaram [proposta de] um reajuste de 7% para todas as categorias. Sendo que os aeroviários pediram ainda que os pisos sejam reajustados em 10%”, disse Junqueira.

Ele ressaltou, porém, que as companhias aéreas passam por um momento de extrema dificuldade, o que torna difícil a concessão de reajustes com ganho acima da inflação.

“As empresas aéreas, desde o início das negociações, têm sido enfáticas em afirmar que, tendo em vista os prejuízos econômicos muito grandes que tiveram ao longo do ano de 2012, com o câmbio, que é muito elevado, o preço do combustível, que no Brasil é absurdo, e o custo dos impostos que incidem sobre a aviação, elas não têm a menor condição de conceder aumento real de salário”, frisou Junqueira.

Saiba também:

Modelo de concessão de aeroportos será lançado até o Natal

Movimento nos aeroportos deve ser 10% maior do que no ano passado


Edição: Carolina Pimentel

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário