one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Chanceler da Venezuela, Nicolás Maduro.

Imagem:

Compartilhar:

Vice prevê recuperação difícil para Chávez e dias "duros" para Venezuela

Criado em 12/12/12 21h32 e atualizado em 12/12/12 21h45
Por BBC Brasil

Nicolás Maduro
Nicolás Maduro, vice-presidente da Venezuela

Brasília - O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, enfrentará um processo pós-operatório "complexo e difícil", anunciou hoje (12) seu vice-presidente, Nicolás Maduro, ao advertir a população para que se prepare para dias "duros".

"[Que] nosso povo esteja serenamente preparado para enfrentar esses dias duros, complexos e difíceis que teremos de viver", disse Maduro, visivelmente consternado, em cadeia nacional.

No sábado (8), Chávez anunciou que voltaria a Cuba para fazer uma nova cirurgia a fim de combater a reaparição do câncer na zona pélvica; ele indicou Maduro como sucessor do chavismo caso algo lhe aconteça. A cirurgia, feita ontem (11), foi qualificada de "bem-sucedida" pelo governo.

"A operação de ontem foi uma operação complexa, difícil e delicada, o que nos diz que o processo [de recuperação] vai ser complexo e duro", disse Maduro.

Reiterando o chamado à unidade de Chávez, Maduro usou o novo "mantra" do governo para tranquilizar a população. "Nós, aqui, em nome das forças políticas da revolução, em nome do mando político, podemos dizer que estamos mais unidos que nunca, espiritualmente, politicamente; estamos unidos na lealdade a Chávez e a nosso povo", declarou.

Ao seu lado estavam o presidente da Assembleia Nacional, Diosdado Cabello, e o ministro de Energia e Petróleo, Rafael Ramirez. Ambos acompanharam a cirurgia de Chávez em Havana e retornaram nesta madrugada a Caracas.

Pouco depois das declarações de Maduro, o ministro de Comunicação, Ernesto Villegas, publicou uma nota ainda mais pessimista. "Confiemos que, com o amor de milhões, o comandante se recuperará logo e virá tomar o comando antes de 10 de janeiro. Se não for assim, nosso povo deve estar preparado para entendê-lo", disse. "Irresponsável seria ocultar o delicado momento atual e dos dias que estão por vir", completou.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário