one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Relógio

Imagem:

Compartilhar:

Horário de verão termina à meia-noite deste sábado

Criado em 15/02/14 00h05 e atualizado em 16/02/14 07h58
Por Renata Martins Fonte:Portal EBC

relógio tempo
Moradores de dez estados e do DF devem atrasar o relógio em uma hora às 0h de domingo (Foto: USP Imagens )

Hoje (15) é o último dia do horário de verão. Chegou a hora dos moradores do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e do Distrito Federal ajustarem os relógios.

À meia-noite de sábado para domingo (16) os relógios deverão ser atrasados em uma hora. Com  a volta dos ponteiros para às 23h de sábado, a noite deste final de semana terá uma hora a mais.

Leia ainda:

Mega-Sena pode pagar R$ 62 milhões neste sábado


O horário de verão é adotado nesta estação pelo fato de os dias serem mais longos, devido à posição da Terra em relação ao Sol. Isso faz com que as luzes sejam acendidas mais tarde e assim economiza-se  energia elétrica.

Em nota divulgada ontem (14), pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o horário de verão que termina neste domingo, propiciou uma redução de aproximadamente 4,1% da demanda por energia de ponta dos sistemas subsistema Sudeste/Centro-Oeste e Sul e uma economia de R$ 405 milhões. Na última temporada (2012/2013), o horário de verão resultou em economia de 4,5% no período de pico nos estados em que foi adotado. Mas, de acordo com o ONS, o principal benefício foi o aumento da segurança operacional.

Se não houver mudança nas regras-, o próximo horário de verão 2014/2015 será no período de 19 de outubro de 2014 a 18 de fevereiro de 2015. De acordo com o Decreto da Presidência da República nº 6.558, de 08 de setembro de 2008, o horário de verão entra em vigor a partir da zero hora do terceiro domingo do mês de outubro de cada ano, até a zero hora do terceiro domingo do mês de fevereiro do ano subsequente, exceto quando o término da medida coincide com o Carnaval, quando é postergado para o domingo seguinte.

 
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário