one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Ex-analista do Destacamento de Operações de Informações do Centro de Operações de Defesa Interna do II Exército em São Paulo (DOI-CODI/SP), Marival Chaves Dias do Canto, prestou depoimento durante 5 horas à Comissão Nacional da Verdade

Imagem:

Compartilhar:

Ex-agente do DOI-Codi confirma participação de empresários na repressão

Criado em 31/10/12 16h56 e atualizado em 31/10/12 18h39
Por EBC Fonte:CNV

Ex-agente da ditadura confirma participação de empresários na repressão
Ex-analista doDOI-CODI em São Paulo, Marival Chaves Dias do Canto, prestou depoimento durante 5 horas à Comissão Nacional da Verdade (Foto: Ascom / CNV)

Empresas e empresários simpatizantes do regime militar no Brasil (1964-1985) contribuíram diretamente com recursos financeiros e materiais para a repressão. A informação foi confirmada pelo ex-analista do Destacamento de Operações de Informações do Centro de Operações de Defesa Interna do II Exército em São Paulo (DOI-Codi), Marival Chaves Dias do Canto.  

Leia também:

Depoimento revela que Operação Condor foi responsável por morte de general no Paraná

“Carros novos eram fornecidos e um sítio foi emprestado para servir como local de cárcere privado, tortura e morte. Antonio Carlos Bicalho Lana, por exemplo, foi torturado e morto no sítio de um empresário do ramo de transportes”, disse durante depoimento de 5 horas para a Comissão Nacional da Verdade nesta terça-feira (30).

Chaves ingressou no Exército aos 18 anos, em 1965. Dois anos depois, ele já integrava a 2ª Companhia de Polícia do Exército e cursava a escola de sargentos, patente da qual deu baixa em 1985, no início da redemocratização.

Chaves afirma ter trabalhado apenas com análise de informações e que nunca participou diretamente de operações de prisão, tortura, morte e desaparecimento de opositores do regime.

Início da repressão

Segundo o depoimento de Chaves, foi na Polícia do Exército, em 1967, que despontou em São Paulo o processo de repressão às organizações da luta armada, por meio da Segunda Seção (S-2) do quartel-general do 2º Exército, braço operacional do grupo que deu início ao processo. “Foi o braço armado e embrionário da repressão”, afirmou.

Foi nessa época que o DOPS e a Guarda Civil passaram a colaborar com os homens do Exército que atuavam na repressão, no que deu início à Operação Bandeirantes (OBAN), em São Paulo, formalizando a parceria entre os órgãos de repressão federais (Forças Armadas, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal) e as forças estaduais, uma espécie de projeto-piloto que acabou se transformando no DOI-CODI.

Na S-2 da P.E., Chaves já era subordinado ao oficial que o levou ao DOI-Codi, anos mais tarde, em 1973. Segundo ele, o primeiro centro de tortura em São Paulo, mantido pelo Exército, funcionou na 2ª Companhia de Polícia do Exército. 

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário