one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


O governador Tarso Genro (RS) entrega documentos ao representante da Comissão Estadual da Verdade, Aramis Nassif

Imagem:

Compartilhar:

Comissão da Verdade recebe documentos encontrados na casa de militar do DOI-Codi

Criado em 27/11/12 17h05 e atualizado em 27/11/12 17h51
Por Sueli de Freitas Fonte:Portal EBC

O governador Tarso Genro (RS) entrega documentos ao representante da Comissão Estadual da Verdade, Aramis Nassif
O governador Tarso Genro (RS) entrega documentos ao representante da Comissão Estadual da Verdade, Aramis Nassif (Pedro Revillion/Governo RS)

Documentos apreendidos pela Polícia Civil gaúcha na residência do Coronel do Exército Júlio Miguel Molinas Dias, ex-comandante do Destacamento de Operações de Defesa Interna (DOI-Codi), assassinado no início do mês em Porto Alegre, foram entregues na tarde desta terça-feira (27) aos representantes da Comissão da Verdade do RS, Aramis Nassif, e da Comissão Nacional da Verdade, Claudio Fonteles.

Ficha de registro da entrada do ex-deputado Rubens Paiva, desaparecido em 1971, no DOI-Codi, datada de 21 de janeiro de 1971.
Ficha de registro da entrada do ex-deputado Rubens Paiva, desaparecido em 1971, no DOI-Codi (Pedro Revillion/Governo RS)

A entrega oficial foi feita pelo governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, no Palácio Piratini, num ato com a presença de Maria Beatriz Paiva Keller, filha do ex-deputado Rubens Paiva, desaparecido em 1971, durante a ditadura militar. Ela recebeu das mãos do governador uma cópia da ficha de registro da entrada de seu pai no DOI-Codi, datada de 21 de janeiro de 1971.

A ficha de Rubens Paiva está entre os documentos encontrados na residência do Coronel Molinas. De acordo com a Polícia Civil, outros materiais apreendidos revelam detalhes sobre o episódio Riocentro (1981) e sobre o desaparecimento de Paiva.

"Nossa família tem a sensação de que a história do meu pai é uma história inacabada. Para nós, familiares, este é um filme que não tem fim. A Comissão da Verdade está aí para isso: para esclarecer, para que a história seja contada o mais rápido possível", disse Maria Beatriz.

O representante da Comissão Estadual da Verdade Aramis Nassif afirmou esperar que outros documentos apareçam: “Nós temos o direito à informação, ao resgate da história brasileira. Assim, poderemos evitar que outros momentos trágicos como estes se repitam". 

Claudio Fonteles, da Comissão Nacional da Verdade, falou da importância da união dos esforços para a busca da verdade: "A beleza deste instante, em que as comissões nacional e estadual se irmanam no processo de reconstrução da história do nosso País, é a solução para conflitos, para que erradiquemos a violência, a truculência, os assassinatos desmesurados e generalizados". 

O governador Tarso Genro ponderou: "Em outros tempos, talvez estes documentos fossem parar em outras mãos. Este é um ato de busca da verdade, uma reconciliação com a nossa história". 

Com informações do Portal do Governo do Rio Grande do Sul 

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário