one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Baiano iniciou a militância aos 18 anos e fundou a Ação Libertadora Nacional (ALN), grupo armado de resistência ao golpe

Imagem:

Compartilhar:

Marighella recebe anistia "post mortem" do Ministério da Justiça

Criado em 09/11/12 11h47 e atualizado em 09/11/12 12h47
Por Portal EBC

Mariguella
Marighella fundou Ação Libertadora Nacional (ALN)

Assinada pelo Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, a portaria levou em consideração o resultado do julgamento proferido pela Comissão de Anistia na 6ª Sessão de Julgamento da Caravana de Anistia, na cidade de Salvador (BA), realizada no dia 05 de dezembro de 2011. Segundo ainda a portaria, Carlos Marighella passa a ser anistiado político "post mortem", nos termos da Lei nº 10.559, de 13 de novembro de 2002.

O  baiano Carlos Marighella iniciou a militância aos 18 anos, quando se filiou ao Partido Comunista Brasileiro. Preso em 1936, durante a ditadura de Getúlio Vargas, foi eleito deputado federal constituinte em 1946 e, no ano seguinte, teve o mandato cassado. Em 1968, fundou a Ação Libertadora Nacional (ALN), grupo armado de resistência à ditadura.

No dia 4 de novembro de 1969, em uma ação planejada pela Delegacia de Ordem Política e Social (Dops) Carlos Marighella foi morto na cidade de São Paulo. No último dia 4, um grupo de manifestantes lembrou  o assassinato do guerrilheiro na capital paulista. Foram depositadas flores na Alameda Casa Branca, na região dos Jardins, zona oeste da cidade, onde o militante foi emboscado e morto pelos agentes da ditadura militar.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário