one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Estudo pode beneficiar indígenas, subsidiando ações judiciais pelo reconhecimento de terras indígenas

Imagem:

Compartilhar:

Nove em cada dez crianças indígenas sofrem algum tipo de privação

Criado em 13/11/12 15h48 e atualizado em 13/11/12 15h59
Por Portal EBC Fonte:Cepal

Guarani
Estudo aponta que as crianças indígenas da região sofrem  privação severa de acesso à educação, água potável e  moradia três vezes mais que as outras crianças (Fabio Rodrigues Pozzebom/Abr)

Brasília - Segundo dados extraídos dos censos da década de 2000, na América Latina 88% dos indígenas menores de 18 anos sofrem algum tipo de privação, frente a 63% da população geral da mesma faixa etária, informou um boletim conjunto elaborado pela Comissão Econômica para América Latina e Caribe (Cepal) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

“Esta situação expressa uma violação aos direitos das crianças à sobrevivência e ao desenvolvimento e implica um alto custo para a sociedade em termos de capacidades humanas e inclusão social”, diz o informativo.

O boletim aponta que as crianças indígenas da região sofrem  privação severa de acesso à educação, água potável e  moradia três vezes mais que as outras crianças da mesma idade.

Cerca de 6,3% das crianças indígenas de 7 a 18 anos “tem seu direito a educação gravemente violado, já que não tem acesso a ela formalmente ou a abandonam sem terminar nenhum ano de estudo”. Já no caso das crianças não indígenas essa situação atinge apenas 1,9%. Para reverter essa situação, o documento recomenda o fortalecimento da educação intercultural bilíngue.

Cerca de 65% da infância indígena sofre privação severa de moradia e 19% privação moderada. Em matéria de acesso a água potável, os resultados também são desalentadores: 30,5% das crianças indígenas não tem acesso a ela e 51,8% sofre privação severa de saneamento.

“Superar a pobreza infantil indígena constitui uma obrigação estatal básica para implementar os direitos de todas as crianças e adolescentes e para garantir a sobrevivência dos povos originários e sua importância ao futuro da América Latina”, diz o boletim.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário