one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


3ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Imagem:

Compartilhar:

Inclusão é palavra-chave na 3ª Conferência Nacional da Pessoa com Deficiência

Criado em 04/12/12 22h13 e atualizado em 04/12/12 22h54
Por Sueli de Freitas Fonte:Portal EBC

3ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência
3ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Sueli de Freitas)

Em dia de painéis temáticos, a 3ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que acontece em Brasília centrou debates na inclusão social e profissional do grupo. Nos paineis realizados na tarde desta terça-feira (4), especialistas e conferencistas falaram sobre educação, esporte, trabalho, acessibilidade, comunicação e educação inclusivas, além de segurança e acesso à Justiça. O evento entrará em seu terceiro dia nesta quarta-feira (5), com a realização de grupos de trabalho para discussão das propostas sobre cada eixo temático. A plenária final, para votação das propostas, será na quinta-feira, dia de encerramento da Conferência.

O secretário nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Antonio José Ferreira, afirmou ser necessária uma "mudança de olhar" sobre as pessoas com deficiência: "A sociedade tem que reconhecer a autonomia, a capacidade, o potencial e ver a pessoa com deficiência como pessoas plurais e humanas", afirmou em entrevista ao Portal EBC.

Leia também:

Reabilitação profissional é discutida em painel de Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Creative Commons - CC BY 3.0 -

Entre os debates mais esperados estava o que tratou do tema acessibilidade. Uma das expositoras foi a arquiteta e urbanista Ângela Carneiro. Ela afirma que “a deficiência não está nas pessoas, mas sim no ambiente que não deixa os indivíduos exercerem plenamente seus direitos”.

Creative Commons - CC BY 3.0 -

Para Vera Lúcia Muller Bertoli, integrante da delegação de São Paulo, a acessibilidade é uma questão básica. “Precisamos de um conjunto arquitetônico acessível para poder avançar no desenvolvimento de uma cidadania plena que é onde a gente quer chegar”, afirmou.

Creative Commons - CC BY 3.0 -

Outro tema em debate foi educação. Para Martinha Clarete Dutra dos Santos, diretora de Políticas de Educação Especial do MEC, um dos desafios para a garantia dos direitos das pessoas com deficiência no Brasil se refere à implementação da política de educação inclusiva nas escolas das redes pública e privada. Segundo ela, a ampliação do financiamento governamental para este fim já começa a dar resultados.

Creative Commons - CC BY 3.0 -

Ator

Quem também marcou presença no segundo dia da Conferência foi o ator Breno Viola, um dos protagonistas do filme "Colegas", dirigido por Marcelo Galvão. O filme, com estreia prevista para março do próximo ano, foi feito por pessoas com Síndrome de Down. Na avaliação de Breno, as pessoas com deficiência, assim como o resto da humanidade, só quer ser feliz, o que e passa pela inclusão.

Creative Commons - CC BY 3.0 -
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário