one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Confira entrevista com o Ouvidor-Geral da União, José Eduardo Romão,que responde a dúvidas dos ouvintes sobre a Lei de Acesso à Informação.

Imagem:

Compartilhar:

Seguro de automóveis é o assunto mais solicitado pela Lei de Acesso à Informação

Criado em 01/03/13 19h53 e atualizado em 01/03/13 21h14
Por Leandro Melito - Portal EBC

Papel da Ouvidoria
Em mais de nove meses de vigência da Lei de Acesso à Informação, orgãos públicos receberam mais de 65 mil solicitações (Gervásio Baptista/ABr)

Brasília - Passados nove meses e 11 dias da vigência da Lei de Acesso à Informação no Brasil, às 18h do dia 27 de fevereiro, foram contabilizados pela Controladoria Geral da União (CGU) 65.964 solicitações de informação aos órgãos públicos.

A Superintendência de Seguros Privados (Susep) é o órgão que mais recebeu solicitações de informação, 7.772 (11,16%) desde a implementação da lei no dia 16 de maio de 2012. A maior parte dos pedidos feitos à Susep (49,5%)  referem-se ao seguro de automóveis, seguido pelo DPVAT (24,1%), seguro de vida (15,3%) e seguro residencial (2,9%), segundo informou a assessoria de imprensa do órgão.

O segundo órgão público que mais recebeu solicitações é o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), com 5.608 pedidos (8,06%). Segundo a assessoria de imprensa do INSS, a maior parte das solicitações são referentes a concurso (vacâncias, nomeações, quantidade de servidores por agência) e também solicitações de informações sobre inaugurações de Agências da Previdência Social.

Os cinco órgãos mais requisitados pela Lei de Acesso à Informação continuaram os mesmos do balanço divulgado no dia 16/11 do ano passado, quando a lei completou seis meses. Além da Susep e do INSS, o Banco Central do Brasil com 2.716 pedidos (3,90%), a Caixa Econômica Federal com 2.377 pedidos (3,41%) e o Ministério da Fazenda com 1.913 (2,75%).

Reclamações

A maior parte das solicitações que chegam ao serviço de acesso à informação são reclamações ou pedidos de informações pessoais. Na Susep as reclamações representam 67,9% dos pedidos, seguida dos pedidos de informação (17,3%), consultas (24,1%) e vistas de processos (6,6%).

Já no INSS, a maior parte da demanda diz respeito a informações pessoais como o andamento de requerimento inicial de benefícios, revisão e recurso. Segundo a assessoria de imprensa, o órgão  tem respondido que os cidadãos devem buscar os canais de atendimento do INSS como a Central 135, o portal da Previdência Social ou uma das mais de 1,4 mil unidades de atendimento.

A Lei de Acesso à Informação -12.527 – estabelece que cabe ao Serviço de Informação ao Cidadão (SIC) o atendimento das demandas de informação pública, não contemplando casos particulares ou processuais.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário